A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (13), dois suspeitos durante a Operação Broken Window 2, que tem como alvo uma organização criminosa especializada em quebrar janelas de carros para roubar celulares na região central da capital e, em seguida, invadir contas bancárias das vítimas. Outros dois integrantes do grupo seguem foragidos.
A ação foi conduzida pelo 8º Distrito Policial (Brás) e teve como foco um dos grupos mais atuantes na área central. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária contra os principais líderes da quadrilha e 27 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais — inclusive no estado do Ceará.
Durante a operação, os agentes apreenderam 15 celulares, dois veículos, equipamentos usados nas fraudes e diversos documentos ligados à atividade criminosa. A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 915 mil em contas bancárias, criptomoedas e investimentos vinculados aos suspeitos, além da suspensão de empresas de fachada utilizadas para lavar o dinheiro obtido com os crimes.
De acordo com as investigações, após os furtos, os criminosos usavam os aparelhos roubados para acessar aplicativos bancários das vítimas e realizar transferências para contas de laranjas e empresas fictícias, movimentando grandes quantias de forma ilícita.
Por Arthur Moreira: Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: PF desarticula organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas