Entre o fim de outubro e começo de novembro, o Brasil vai lançar seu primeiro foguete comercial, em parceria com a Coreia do Sul, diretamente do Cento Espacial de Alcântara, no Maranhão. O país será o primeiro da América do Sul a realizar tal feito, sendo a oportunidade perfeita da entrada brasileira no mercado aeroespacial.
A startup espacial sul-coreana é a Innospace, que tem uma sede regional em São José dos Campos (SP). Para ela, a parceria é importante devido localização da cidade ser perto da linha do Equador, além de mostrar que a Coreia do Sul está focando em lançamentos civis.
A operação será conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com Agência Espacial Brasileira (AEB), com objetivo de supervisionar os lançamentos suborbitais e orbitais de veículos espaciais não militares no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Desde 1996, o Brasil lança foguetes não comerciais. Porém, diferentemente dos operados pelos governos, um lançamento comercial é guiado por uma empresa privada para fins econômicos, como o disparo de satélites e missões de pesquisas.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Descoberta em Marte pode indicar vida no planeta