A audiência que avalia o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) acontece neste momento na Corte de Apelação de Roma. A sessão começou às 13h no horário local, 9h em Brasília, nesta quinta-feira, 27 de novembro.
Como é praxe nesse tipo de julgamento, o juiz abriu os trabalhos com a leitura da ata do caso, apresentando o histórico que levou o processo à Corte. Durante a sessão, está previsto que o representante do Ministério Público da Itália apresente sua posição. Depois, devem falar o emissor do governo brasileiro e a defesa de Zambelli. A deputada também poderá se manifestar antes do encerramento.
Ao longo do processo, dois pedidos de extradição já foram formalizados pelo governo brasileiro, ambos baseados nas condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal. O pedido atualmente em análise se fundamenta na condenação definitiva da parlamentar por perseguição armada, com pena de 5 anos e 3 meses de prisão.
O caso envolve a perseguição, com arma de fogo, a um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Zambelli também possui outra condenação no STF, relacionada à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça, que resultou em pena de 10 anos de prisão.
O MD News segue acompanhando e irá atualizar ao longo do dia os desdobramentos do julgamento do pedido de extradição da deputada licenciada Carla Zambelli.
Por David Gonçalves, correspondente MD News na Itália | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: A extradição de Carla Zambelli entra em fase decisiva




