O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino de 2025 chega ao Brasil como um dos principais eventos do calendário internacional da modalidade e será disputado entre os dias 16 e 21 de dezembro, em Belém (PA). Realizado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, a competição reúne oito das principais equipes do voleibol mundial, consolidando o país como uma das principais sedes do torneio, que acontece em solo brasileiro pela quarta vez nos últimos cinco anos.
Os clubes brasileiros que entram em quadra são Campinas, representante do país-sede; Cruzeiro, atual campeão mundial e sul-americano; e Praia Clube, vice-campeão sul-americano. Completam a lista de participantes o Warta Zawiercie (Polônia), Perugia (Itália), Osaka Bluteon (Japão), Al Rayyan (Catar) e Swehly (Líbia).
O torneio terá transmissão ao vivo pela Cazé TV, no Youtube, e pela VBTV, streaming oficial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Histórico no Mundial
Dois clubes dividem o posto de maiores vencedores do Mundial de Clubes Masculino, com cinco títulos cada. O Trentino, da Itália, levantou a taça em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2018, enquanto o Cruzeiro foi campeão em 2013, 2015, 2016, 2021 e 2024.
Além do domínio recente da Raposa, o Brasil já esteve perto do título mundial com outros clubes. O Banespa conquistou a medalha de prata em 1990 e 1991, enquanto o Minas terminou com o vice-campeonato na edição de 2023.
Formato da competição e estreia dos brasileiros
As oito equipes foram distribuídas em dois grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentam em turno único, e os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais.
Os times brasileiros entram em quadra já nesta terça-feira (16). O Cruzeiro abre a participação do país contra o Osaka Bluteon, às 10h. Na sequência, o Praia Clube enfrenta o Al Rayyan, às 17h. Fechando a rodada, o Campinas encara o Zawiercie, às 20h30.
Confira os grupos da competição:
Grupo A
- Campinas (BRA)
- Al-Rayyan Sports Club (QAT)
- Praia Clube (BRA)
- Zawiercie (POL)
Grupo B
- Cruzeiro (BRA)
- Perugia (ITA)
- Swehly Sports Club (LBA)
- Osaka Bluteon (JPN)

Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Scandicci vence Conegliano, de Gabi, e é campeão do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2025



