As Brabas seguem fazendo história no futebol feminino. Nesta quarta-feira (28), o Corinthians garantiu vaga na final do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa ao vencer o Gotham FC, dos Estados Unidos, por 1 a 0, em Londres, com gol decisivo de Gabi Zanotti na reta final da partida, selando uma vitória histórica das alvinegras em solo inglês.
A grande final está marcada para domingo (1º), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Emirates, casa do Arsenal, também na capital inglesa. Agora, o Timão aguarda a definição do confronto entre Arsenal (Inglaterra) e AS FAR (Marrocos), que acontece ainda nesta quarta-feira.
A competição reúne as seis equipes campeãs continentais da temporada. O Timão se classificou para o torneio por ter vencido a Libertadores 2025. Já o Gotham FC foi o campeão da Concacaf.
Do outro lado da chave, o Arsenal é o atual campeão da Champions League Feminina. Já o AS FAR é o representante africano que venceu a Liga dos Campeões do continente.
Como foi o jogo
- Primeiro tempo
A etapa inicial foi marcada por equilíbrio e alternância de domínio. O Gotham FC começou melhor e criou as primeiras oportunidades da partida, apostando na movimentação de suas principais jogadoras para pressionar a defesa corintiana.
Logo no início, a goleira Lelê foi acionada em finalizações de Shaw e Lavelle. A equipe norte-americana ainda teve outras duas chances em falhas na saída de bola do Corinthians, mas não conseguiu transformar o volume em vantagem no placar.
Com o passar do tempo, o Timão passou a encontrar espaços e também levou perigo. Jaque Ribeiro foi o principal destaque ofensivo pelo lado direito, sendo peça importante nas transições rápidas. Em um contra-ataque, cruzou para Aquino finalizar com perigo, assustando a goleira Berger.
Pouco depois, a camisa 30 protagonizou uma arrancada em velocidade, driblou adversárias e só foi parada no último instante. Andressa Alves também apareceu bem no ataque, mas teve sua finalização bloqueada após boa jogada de pivô de Gabi Zanotti dentro da área.
- Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Gotham intensificou a pressão e passou a ocupar o campo ofensivo, rondando a área corintiana. Apesar do volume de jogo, a equipe dos Estados Unidos pouco ameaçou de forma efetiva a goleira Lelê. Bem postado defensivamente, o Corinthians apostava na organização e na eficiência quando chegava ao ataque.
E foi justamente em uma dessas chegadas que surgiu o gol decisivo. Aos 37 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Tamires pela esquerda, Gabi Zanotti dominou e finalizou de perna esquerda. A goleira Berger ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol que colocou as brasileiras na final do torneio.
A comemoração tomou conta das arquibancadas, que contaram com boa presença do “Bando de Loucos”, fazendo festa em Londres. Após abrir o placar, o Corinthians se fechou ainda mais na defesa, resistiu à pressão final das norte-americanas e confirmou uma vitória histórica, que garantiu a equipe na decisão do primeiro Mundial de Clubes Feminino da Fifa.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Michael Schumacher passa a usar cadeira de rodas e não está mais acamado, diz jornal



