O Pinterest, rede social que funciona como um quadro de inspirações por meio de imagens e vídeos, confirmou a demissão de 15% dos funcionários e o fechamento de escritórios menores para investir em inteligência artificial, conforme divulgado na terça-feira (27).
Até setembro de 2025, o Pinterest contava com 5,2 mil empregados. Dessa maneira, mais de 700 pessoas perderão seus empregos. Seguindo um plano de reestruturação até o fim do terceiro trimestre de 2026, a empresa deve gastar cerca de US$ 35 milhões a US$ 45 milhões com impostos.
A decisão funciona como abertura de um caminho criativo para o lançamento de novas ferramentas com IA. No entanto, quando a companhia apresentou suas ideias e comentou sobre a concorrência direta com grandes redes sociais – TikTok, Facebook e Instagram – os investidores não se entusiasmaram e as ações caíram por quase 10%.
Investimentos anteriores em IA
O Pinterest já começou a investir em IA ao lançar, em junho de 2024, o Perfomance+, que automatiza campanhas e aumenta os resultados dos profissionais de marketing. Além dele, em outubro de 2025, o Pinterest Assistant chegou ao público como uma ferramenta para auxiliar os usuários, oferecendo recomendações de produtos antes do ato da compra.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Amazon demite 16 mil funcionários ao realizar segunda leva de cortes na força de trabalho



