Pela primeira vez em sua história, o Uzbequistão disputará uma Copa do Mundo. A classificação inédita foi confirmada nesta quinta-feira (6), após o empate em 0 a 0 com os Emirados Árabes Unidos, no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, pela 9ª e penúltima rodada do Grupo A da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial de 2026.
O resultado foi suficiente para deixar os uzbeques no G2 da chave, com 20 pontos, e oferecer uma das vagas direto para o Mundial. A seleção dos Emirados Árabes, que conta com uma equipe repleta de brasileiros naturalizados, chegaram aos 14 pontos, e, mesmo com uma partida a ser disputada, não podem mais alcançar os dois primeiros do grupo. Agora, a seleção dos emires irá a quarta fase, que pode ser considerada uma repescagem da zona asiática.
Junto ao Uzbequistão, o Irã, que também já havia garantido sua vaga, é o líder do grupo com 20 pontos. Porém, os critérios de desempate ainda irão decidir quem termina na liderança.
Com a sua classificação histórica, o Uzbequistão se junta às seleções que já estão garantidas no Mundial 2026: os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá; assim como Argentina, Japão, Irã e Nova Zelândia.
Depois de bater na trave em outras ocasiões, o Uzbequistão finalmente garantiu sua vaga inédita na Copa do Mundo. A seleção asiática chegou muito perto da classificação em 2006 e 2014, mas acabou eliminada na repescagem continental.
Assim, os uzbeques fazem história e se juntam à elite do futebol mundial pela primeira vez. O país, que teve independência declarada em 1991, será a terceira ex-república da União Soviética a disputar uma Copa do Mundo.
Por Aline Feitosa | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Brasil estreia hoje na VNL 2025 com desfalque de Gabi Guimarães