Um levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (27) revela que 58% dos brasileiros afirmam sentir vergonha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), enquanto 30% declaram sentir orgulho.
O DataFolha entrevistou 2.004 pessoas, entre os dias 10 e 11 de junho, em 136 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As perguntas seguiam sempre a seguinte estrutura: “você tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho (de determinada instituição)?”
Quanto aos deputados federais e senadores, o índice é parecido quanto ao ressentimento dos eleitores, aparecendo com 58% e 59%, respectivamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na quarta posição, com 56% dos entrevistados afirmando ter vergonha dele
A vergonha da Suprema Corte é maior entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 82%. Outros 12% se declararam orgulhosos dos 11 integrantes do STF.
Já 52% dos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizem sentir orgulho do STF, e 36% dizem ter vergonha. Outros 12% não souberam responder
A aprovação dos ministros entre os evangélicos é de: 66% afirmam sentir vergonha dos magistrados, enquanto apenas 22% dizem ter orgulho. Entre os católicos, os “envergonhados” caem para 56%, e os “orgulhosos” sobem para 33%.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Motta e Alcolumbre desistem de comparecer a audiência para debater emendas