A madrugada no Japão foi de tensão, suor e comemoração brasileira. Em uma partida marcada por altos e baixos, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu a França por 3 sets a 2, no tie-break, com parciais de 23/25, 25/21, 17/25, 25/21 e 15/11, nesta quinta-feira (10), pela Liga das Nações (VNL) 2025, em Chiba. O duelo equilibrado exigiu tudo das brasileiras, que reagiram nos momentos decisivos.
O resultado representou o nono triunfo da equipe em dez partidas, sendo o sexto seguido na competição. Apesar da vitória, o desempenho irregular do time comandado por José Roberto Guimarães pesou na pontuação. Os erros e momentos de desconcentração acabaram custando caro: mesmo com os 25 pontos somados, o Brasil não conseguiu ultrapassar a Itália, que também tem 25, mas disputou uma partida a menos e segue na liderança.
Jogo marcado por instabilidade
O início foi desastroso para o Brasil. Sem ritmo e cometendo muitas falhas, as brasileiras viram a França abrir 10 a 3 com facilidade. Mesmo com uma reação no decorrer do set – chegando a encostar em 18 a 17 –, a seleção brasileira não conseguiu virar e acabou derrotada por 25 a 23. As francesas Héléna Cazaute e Iman Ndiaye se destacaram, com sete e seis pontos, respectivamente.
No segundo set, veio a virada de postura. Após o susto com a lesão de Ana Cristina, que deixou a quadra com fortes dores no joelho, o time brasileiro passou a mostrar mais consistência, embora ainda cometesse erros não forçados. A liderança no placar só veio em 12 a 11, e, mesmo sob pressão, a parcial foi fechada com autoridade: 25 a 21, com ponto final de Diana.

A oscilação, no entanto, voltou a incomodar no terceiro set. O jogo seguiu equilibrado até o 15 a 15, mas a França aproveitou o apagão brasileiro, abriu 23 a 15 e venceu com folga por 25 a 17. No quarto set, a seleção verde e amarela chegou a estar perdendo por 3 a 0, mas reagiu rapidamente e buscou o empate em 8 a 8. Depois de abrir vantagem confortável até 19 a 14, voltou a sofrer com instabilidade e permitiu a aproximação adversária. Ainda assim, garantiu o empate com um 25 a 21.
No tie-break, o Brasil finalmente controlou o jogo desde o início. Abriu 6 a 1, manteve a vantagem e fechou o set decisivo em 15 a 11. A central Julia Kudiess liderou a pontuação da equipe 17 pontos, seguida por Diana (14) e Gabi (13).
Com a vaga na fase final já garantida, a seleção volta à quadra na sexta-feira (11), às 7h20 (horário de Brasília), para enfrentar a Polônia. O último jogo da fase classificatória será no domingo (13), no mesmo horário, contra o Japão – país sede desta terceira etapa.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Brasil bate Polônia e assume liderança da VNL; veja como foi o jogo