O Porto de São Sebastião pode se tornar a primeira base de apoio offshore do estado de São Paulo. A estrutura pode oferecer uma melhor logística para as operações de exploração, produção e refino de petróleo em alto-mar, além de otimizar o suporte às plataformas, reduzir custos e dar mais agilidade às atividades do setor de óleo e gás.
O objetivo da medida é apoiar a operação de extração na região paulista da Bacia de Santos, que abriga grandes reservas de petróleo e gás natural. Atualmente, as bacias estaduais são atendidas apenas por bases do Rio de Janeiro.
A iniciativa, sugerida por uma companhia do ramo de petróleo e gás, contempla a criação de uma base voltada ao atendimento logístico de plataformas marítimas e trabalhadores embarcados, atuando como centro de apoio às operações offshore.
A proposta foi baseada em uma análise que considerou fatores como a estrutura disponível, facilidade de acesso por terra, posicionamento geográfico favorável, viabilidade econômica e possíveis impactos ou riscos envolvidos.
O pedido de interesse segue em avaliação técnica. Se for autorizado, a expectativa é de que a base possa ser implantada em um prazo estimado de até três anos.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Adutora se rompe e inunda Câmara Municipal em Minas Gerais