A cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre na disputa eleitoral por São Paulo nas eleições do próximo ano. A informação foi revelada pela CNN Brasil, em entrevista exclusiva.
O entendimento é de que Lula precisa de um palanque forte no maior colégio eleitoral do país para diminuir a vantagem da direita na disputa presidencial. Ainda conforme relatos à CNN, Fernando Haddad – que já comandou a Prefeitura da capital – é hoje o nome mais forte da sigla para uma disputa ao governo do estado ou ao Senado Federal.
Embora já tenha sido abordado sobre o assunto em reuniões reservadas, Haddad teria reiterado que não pretende participar do pleito de 2026. No entanto, integrantes do partido lembram que o ministro costuma ceder ao pedido do presidente, considerado irrecusável.
Na estratégia considerada ideal pela cúpula petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin seria o nome indicado para a corrida ao governo paulista, enquanto Haddad seria lançado ao Senado. Ambos aparecem com bom desempenho em pesquisas recentes, mas ainda demonstram resistência a uma eventual candidatura estadual.
Se Alckmin aceitar a missão de disputar o Palácio dos Bandeirantes, o presidente Lula deve intensificar o diálogo com o MDB na busca por um nome para compor sua chapa presidencial. A avaliação interna é de que é necessário encontrar um nome para o posto de vice-presidente que agrade o segmento de centro-direita do partido, concentrado no Sudeste e no Sul.
Caso seja candidato, Fernando Haddad precisa deixar em abril o comando do Ministério da Fazenda.
Por Arthur Moreira | Revisão: Lorrayne Rosseti
Leia também: Bolsonaro chora em culto no DF após decisão de Moraes que mantém liberdade