O departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um cartaz oferecendo uma recompensa de US$ 25 milhões (R$ 140 milhões) para informações que levem à prisão e/ou condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O anúncio foi feito através da conta da Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos na rede social X.
No cartaz, com versões em inglês e espanhol, o venezuelano é acusado de conspirar a favor do narco-terrorismo, da importação de cocaína, do uso e porte de metralhadoras e de crimes relacionado a drogas. Além disso, o órgão solicita informações de Diosdado Cabello Rondón, ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, e Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela.
Um e-mail para envio das informações foi disponibilizado, afirmando que as identidades permanecerão confidenciais.
Cartel de Los Sales
Na última sexta-feira (25), o governo de Donald Trump falou sobre o “Cartel de Los Soles”, grupo criminoso classificado como uma organização terrorista internacional. Agora, Maduro é acusado pelo governo americano de liderá-lo.
“O Cartel de los Soles é um grupo criminoso sediado na Venezuela, liderado por Nicolás Maduro Moros e outros membros de alto escalão do regime de Maduro. O grupo fornece apoio material a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos, em especial o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa”, disse a publicação dos EUA.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Trump proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos EUA; Cuba e Venezuela enfrentam restrições parciais