O técnico Bernardinho definiu os 14 jogadores que irão representar a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei nas quartas de final da Liga das Nações (VNL) 2025, contra a anfitriã China, nesta quarta-feira (30), às 8h (horário de Brasília), em Ningbo, com transmissão ao vivo do Sportv 2.
A principal novidade na lista é a ausência do central Judson, titular durante a fase preliminar da competição. O jogador sentiu uma contusão nas costas e ficou fora da relação. Com isso, Thierry e Matheus Pinta disputam a vaga no meio de rede ao lado de Flávio.
Quem avançar no confronto entre Brasil e China enfrenta o vencedor do duelo entre Polônia e Japão na semifinal. Do outro lado da chave, os embates são Itália e Cuba e França e Eslovênia, valendo vaga na grande decisão do torneio.
Retrospecto positivo e histórico da competição
Além de Judson, o ponteiro Maicon também ficou fora da lista final divulgada nesta terça-feira (29) pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). No entanto, os dois atletas seguem com a delegação e poderão ser reintegrados ao grupo caso a equipe avance à semifinal.
Com uma campanha consistente, a seleção brasileira chega embalada à fase decisiva. Foram 11 vitórias em 12 jogos na fase de classificação, encerrada com liderança isolada e 32 pontos somados – quatro a mais que a vice-líder Itália.

A única derrota brasileira aconteceu na segunda rodada, diante de Cuba, em duelo equilibrado no Maracanãzinho, no Rio, decidido apenas no tie-break.Desde então, são dez vitórias seguidas para o time comandado por Bernardinho.
Já a China, adversária das quartas, ficou na 17ª colocação geral, garantindo vaga por ser o país-sede, com apenas três vitórias em doze partidas. Campeã da Liga das Nações em 2021, a seleção masculina do Brasil tenta voltar ao pódio após três edições sem alcançar a semifinal.
França (campeã em 2022 e 2024), Rússia (2018 e 2019) e Polônia (2023) dominam o retrospecto recente da competição.
Confira os 14 atletas relacionados para o confronto contra a China:
Levantadores: Brasília e Cachopa
Opostos: Alan, Darlan e Chizoba
Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann e Lucarelli
Centrais: Flávio, Matheus Pinta e Thierry
Líbero: Maique
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Seleção Brasileira faz amistoso contra o Japão nesta sexta; veja detalhes do confronto