E se um estudo contribuísse para a segurança e defesa nacional de drones (RPAs) que participam de atividades ilícitas e ofensivas contra instalações e organizações militares? Com esse propósito, pesquisadores da Marinha do Brasil desenvolveram uma nova técnica para detectá-los com assertividade.
A pesquisa publicada no Journal of Microwaves, Optoelectronics and Electromagnetic Applications, editada pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo, verificou como o efeito micro-doppler – movimento de vibração e rotação de partes adicionais de um alvo, além do movimento do corpo principal – reagia em radares.
Com ajuda dessa tecnologia ágil, diferenciar drones de aves ficou bem mais fácil. Agora, é possível evitar confusões e saber quais ameaças são verdadeiras, já que as pás rotativas dos drones geram um padrão micro-doppler diferente do batimento das asas dos pássaros.
A coleta de informações e pesquisas de campo foram conduzidas pelo Laboratório de Guerra Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O foco foi classificar RPAs por parâmetros como velocidade de rotação do rotor, tamanho das hélices e identificar características únicas no voo das aves.
Metodologia de Pesquisa
Os pesquisadores simularam quatro modelos de quadricópteros – FIMI X8 SE, Hercules 500, Phantom 4 e Matrice 300, que possuiam diferentes tamanhos de hélices, velocidades e variados ângulos de elevação em relação ao radar de 9,8 GHz. No que se refere aos pássaros, as espécieis Gaivota-de-cabeça-preta e Fragata-grande foram analisadas levando em consideração a dimensão, frequência de batidas das asas e velocidade de voo.
A conclusão principal foi que os drones geram assinaturas com largura de banda (BW) entre 6 a 25,25 kHz, muito maior que as aves – 157 a 300 Hz, o que permite melhor identificação da tecnologia e até estimativa de características mais precisas, como velocidade.
Por Pietra Gomes | Revisão: Lais Queiroz
LEIA TAMBÉM: Reconhecimento facial ainda apresenta falhas no Brasil