Um rompimento de uma adutora da Copasa causou um grande vazamento de água na Praça Bernardino de Lima, no Centro de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no fim da manhã deste sábado (12).
O jato de água atingiu com força imóveis no entorno, provocando alagamentos e danos estruturais, especialmente na sede da Câmara Municipal, que teve salas inundadas, equipamentos danificados e parte do teto destruído.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver uma ‘cachoeira’ d’água caindo do forro, inundando as salas. Veja o vídeo aqui.
Uma adutora na Praça Bernadino de Lima, em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na manhã deste sábado (12/7) e inundou parcialmente a sede da Câmara Municipal da cidade. pic.twitter.com/P4eAxGaLFF
— O Tempo (@otempo) July 12, 2025
A Prefeitura de Nova Lima informou, por meio das redes sociais, que uma manutenção estava sendo feita no local, e que ninguém ficou ferido. “Uma equipe realizava uma manutenção na rede pluvial da Rua Padre João de Deus, no Centro, devido a um entupimento no sistema de drenagem. Durante a escavação, uma retroescavadeira atingiu acidentalmente uma rede da Copasa que não estava devidamente sinalizada. Essa ocorrência não tem relação com as obras de requalificação da Praça Bernardino de Lima”.
Já a Câmara Municipal de Nova Lima disse que, “por medida de segurança”, as atividades presenciais na sede do Legislativo municipal foram temporariamente suspensas: “A Câmara continua funcionando em regime remoto, garantindo a continuidade dos trabalhos legislativos e administrativos”, aponta a nota assinada pelo presidente da casa, o vereador Thiago Almeida.
“Embora situações como essa fujam ao nosso controle, estamos tomando todas as providências com agilidade e responsabilidade para garantir a segurança de servidores, parlamentares, comerciantes e de toda a população que frequenta a Casa”, pontuou a nota.
Segundo a Copasa, responsável pela adutora danificada, a previsão é que os reparos sejam concluídos na noite deste sábado. A companhia também esclareceu que o rompimento ocorreu durante obras relacionadas às redes de drenagem pluvial.
Bairros afetados
O abastecimento de água foi interrompido em 52 bairros de Nova Lima, com a finalidade de resolver o problema. A previsão é que a situação seja normalizada até domingo (13). Segundo a Copasa, imóveis que possuem caixas d’água “podem não sentir os impactos”. Veja a lista de bairros abaixo:
- Alto das Quintas;
- Alvorada;
- Areião do Matadouro;
- Barra do Céu;
- Bela Fama;
- Bela Vista;
- Boa Vista;
- Bom Jardim;
- Bonfim;
- Cabeceiras;
- Campo do Pires;
- Cariocas;
- Cascalho;
- Centro;
- Chácara Bom Retiro;
- Chácara dos Cristais;
- Chácara Silveira Ramos;
- Conjunto Hab. Paulo Gaetani;
- Cristais;
- Cristais Curitiba;
- Cristais II;
- Cruzeiro;
- Fazenda do Benito;
- Jardim das Américas;
- Matadouro;
- Mina D’Água;
- Mingu;
- Nossa Senhora de Fátima;
- Olaria;
- Oswaldo Barbosa Pena II;
- Parque Maurilândia;
- Parque Santo Antônio;
- Quintas;
- Quintas Do Sol;
- Quintas II;
- Resende;
- Retiro;
- Rosário;
- Silicóticos;
- Vale da Esperança;
- Vila Lacerda;
- Vila Madeira;
- Vila Maria Do Carmo;
- Vila Marize;
- Vila Monte Castelo;
- Vila Operária;
- Vila Padre Valeriano;
- Vila Passos;
- Vila São José Primeira Seção;
- Vila São José Segunda Seção;
- Vila São José Terceira Seção;
- Vila São Luiz.
Por: Arthur Moreira | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Motorista discute com passageiros e abandona ônibus durante viagem em Belo Horizonte