A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu a França na madrugada desta quinta-feira (10), mantendo a invencibilidade na etapa de Chiba da VNL. Mas a conquista veio acompanhada de um susto: a ponteira Ana Cristina sofreu uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo e ficará de fora dos próximos compromissos contra Polônia e Japão, na sexta-feira (11) e no domingo (13). A lesão também preocupa para a fase final do torneio e para o Mundial, em setembro.
Em nota, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou o diagnóstico: “A ponteira Ana Cristina sofreu uma lesão no joelho esquerdo na partida entre Brasil e França pela Liga das Nações, em Chiba, no Japão. Após o jogo, ela realizou um exame de ressonância magnética que mostrou uma lesão no menisco medial. A jogadora já iniciou o tratamento fisioterápico e não vai mais participar da etapa do Japão da competição.”
Como aconteceu a lesão
A lesão ocorreu logo no início do segundo set. Ao descer de uma tentativa de bloqueio, Ana Cristina apoiou a perna direita no chão, mas sentiu um desconforto no joelho esquerdo. Ela recebeu atendimento médico na quadra e precisou ser carregada, sem conseguir andar.
Essa não é a primeira vez que a jogadora passa por situação semelhante. Em 2023, Ana Cristina lesionou o menisco do joelho direito durante um treino da seleção em Brasília, pouco antes de uma etapa da Liga das Nações. Na ocasião, passou por cirurgia e enfrentou uma longa recuperação, com apoio da equipe médica da CBV e sessões de reabilitação no Centro de Treinamento em Saquarema (RJ).
Desfalque de peso
A nova lesão impacta diretamente a montagem da seleção em 2025. Titular absoluta do técnico José Roberto Guimarães, Ana Cristina tem apenas 21 anos e já soma duas medalhas olímpicas – uma prata e um bronze. Nesta temporada da VNL, tem sido a principal arma ofensiva do Brasil: soma 167 pontos e figura entre as cinco maiores pontuadoras da competição.
Já sem a ponteira, o Brasil volta à quadra nesta sexta-feira (11), às 7h20 (horário de Brasília), contra a Polônia. A partida será transmitida pelo Sportv 2. A equipe verde e amarela já está classificada para as quartas de final da VNL, com nove vitórias e apenas uma derrota – para a líder Itália. A fase final será disputada entre os dias 23 e 27 de julho, em Lódz, na Polônia.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, é condenado a um ano de prisão na Espanha por fraude fiscal