Vítimas de violência doméstica contam com maior rapidez no atendimento da polícia militar.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o botão de pânico no aplicativo “SP Mulher Segura” foi acionado 909 vezes, garantindo o rápido atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar em SP. Cerca de 7,4 mil downloads já foram realizados desde o lançamento do aplicativo em março de 2024.
A plataforma permite que a mulher que sofre violência doméstica e familiar registre boletim de ocorrência virtual, sem a necessidade de se dirigir até uma delegacia física. O B.O será validado pela delegacia da mulher e posteriormente enviará informações e orientações para a denunciante.
Além disso, o aplicativo conta ainda com outros recursos adicionais como um botão de pânico que a vítima poderá acionar se estiver em perigo.
Por meio de recursos de geolocalização, é possível cruzar dados da movimentação do agressor com a localização da vítima. Caso essa aproximação ocorra, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) enviará uma viatura até a localização da vítima.
O app SP Mulher Segura é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo a fim de reduzir a violência contra a mulher e crimes de gênero e está disponível para download para dispositivos IOS e Android. O cadastramento no app é simples e poderá ser realizado apenas com o login do GOV.BR que compartilhará os dados cadastrais pré-existentes e irá identificar automaticamente se existe medida protetiva concedida, facilitando o atendimento à vítima.
Escrito por Daniela Gentil
Revisado por