Na manhã desta terça-feira (15), 14 ônibus foram sequestrados e usados como barricadas na Rua Edgard Romero, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Rio Ônibus, os veículos foram colocados de forma estratégica para obstruir a via, e as chaves foram levadas pelos criminosos.
Pelo segundo dia seguido, agentes do Comando de Operações Especiais (COE) realizam uma operação na comunidade da Serrinha, em Madureira, com o apoio de equipes do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Segundo a Polícia Militar, a ação faz parte de um esforço estratégico e contínuo para enfraquecer e enfrentar grupos criminosos que geram violência e colocam em risco a segurança e o dia a dia da população.
Durante a operação, policiais do BOPE foram atacados a tiros e revidaram, iniciando um confronto. Um suspeito foi baleado e, com ele, foram apreendidos um fuzil e um carregador com munições. Ele foi socorrido ao Hospital Carlos Chagas, mas ainda não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
Em consequência do sequestro dos ônibus, 15 linhas que circulam pela área tiveram seus trajetos alterados, entre elas:
- 298 (Acari x Castelo);
- 355 e SR355 (Madureira x Praça Tiradentes);
- 685, SVA685 e SVB685 (Irajá x Méier);
- 774, SV774 e 775 (Madureira x Jardim América);
- 712 (Irajá x Cascadura);
- 721 (Vila Cruzeiro x Cascadura);
- SV777 (Padre Miguel x Madureira);
- 778 (Pavuna x Cascadura);
- 918 (Bangu – Jardim Violeta x Bonsucesso);
- 940 (Madureira x Ramos).
De acordo com a MobiRio – responsável pelo sistema BRT – os serviços foram temporariamente suspensos por cerca de duas horas e meia nas proximidades da estação Mercadão, devido a manifestação na via. A operação foi retomada por volta das 13h.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a Avenida Ministro Edgard Romero chegou a ser totalmente interditada nos dois sentidos, na altura do Mercadão de Madureira, devido à operação policial na região.
Segundo a Polícia Militar, após a ação dos agentes, o trânsito foi liberado e o policiamento permanece reforçado tanto na região da comunidade quanto nas áreas do entorno.
Por Lorrayne Rosseti | Revisão: Lais Queiroz
Leia também: São Paulo vive domingo de terror com 47 ataques a ônibus em nova onda de vandalismo