Duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas em Kiev após mísseis e drones russos atingirem diversos locais na Ucrânia durante a madrugada deste sábado (26), incluindo áreas de infraestrutura e energia, segundo autoridades ucranianas.
O ataque provocou vários incêndios e danificou prédios residenciais, além de um jardim de infância na capital.
“Esses bombardeios foram novamente direcionados contra nossa infraestrutura civil e energética”, afirmou a primeira-ministra Yulia Svyrydenko na rede X. “Agora, a Rússia tenta provocar uma catástrofe humanitária na Ucrânia às vésperas do inverno.”
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, informou que mísseis e drones russos também atingiram a rede elétrica, ferrovias e residências nas cidades de Dnipro, Kharkiv e Sumy.
O Ministério da Defesa da Rússia declarou, em comunicado no Telegram, que os ataques noturnos tiveram como alvo empresas do complexo militar-industrial ucraniano e instalações de energia que sustentam suas operações.
Em nota separada, o ministério disse ainda que as forças russas derrubaram 121 drones ucranianos durante a noite, incluindo sete que se dirigiam a Moscou.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Rússia realiza novo ataque aéreo na Ucrânia; 4 mortes são registradas em Kiev




