Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu na manhã desta quinta-feira (12), próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. As causas do acidente ainda não são conhecidas.
O voo AI171, operado pela Air India, tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. O acidente ocorreu segundos após a decolagem, em uma área residencial próxima ao aeroporto de Ahmedabad. A polícia indiana e a Air India confirmaram que havia 232 passageiros e 10 tripulantes a bordo, totalizando 242 pessoas.
Entre os passageiros, estavam 169 indianos, 53 britânicos, 7 portugueses, e 1 canadense, conforme confirmado pela Air India e pela Reuters. O jornal India Today informou que um ex-ministro indiano da região de Gujarat estava na aeronave. Segundo a plataforma de monitoramento FlightRadar24, o avião envolvido era um Boeing 787-8 Dreamliner que perdeu a comunicação logo após decolar, a uma altura de cerca de 190 metros, e “recebeu o último sinal poucos segundos após a decolagem”.
We are following reports of a crash of Air India flight #AI171 from Ahmedabad to London. We received the last signal from the aircraft at 08:08:51 UTC, just seconds after take off.
— Flightradar24 (@flightradar24) June 12, 2025
The aircraft involved is a Boeing 787-8 Dreamliner with registration VT-ANB… pic.twitter.com/EmKKISJldF
O controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad reportou que um chamado de emergência “Mayday” foi emitido pela aeronave, mas não houve mais resposta após isso. Imagens televisivas e de redes sociais mostravam a aeronave em chamas, destroços queimando e uma densa fumaça preta subindo. Uma das imagens capturadas mostrou o avião sobrevoando uma área residencial e desaparecendo da tela antes de uma grande nuvem de fogo surgir.
Resposta das autoridades
O ministro da Aviação da Índia, Kinjarapu Ram Mohan Naidu, disse estar “chocado e devastado” com o acidente. Em declarações citadas pela BBC Naidu afirmou que o país está em “alerta máximo” e que as “equipas de resgate já foram mobilizadas”. “Estou monotorizando pessoalmente a situação e dei ordem a todas as agências de aviação e de resposta a emergências que tomem medidas rápidas e coordenadas”, disse o ministro, acrescentando: “Estão sendo feitos todos os esforços para garantir que a ajuda médica e o apoio humanitário sejam enviados imediatamente para o local. Os meus pensamentos e orações estão com todos os que seguiam a bordo e com as suas famílias”.
A Air India informou que feridos estão sendo levados para hospitais da região e que está cooperando com as autoridades na investigação. As equipes de resgate estão no local e todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas. Até o fechamento desta reportagem e com base nos dados disponíveis, não havia sido divulgado o número oficial de mortos ou feridos. A causa da queda permanece desconhecida.
Por: Eduardo Carvalho | Revisão: Lais Queiroz
LEIA TAMBÉM: Casal de idosos com Alzheimer desaparece na Espanha e são localizados com ajuda de drones