Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã desta quarta-feira (30) em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. O avião, um A-29 Super Tucano, pertence à Esquadrilha da Fumaça e realizava um voo de treinamento quando ocorreu o acidente, por volta das 10h30, em uma área desabitada.
De acordo com a FAB, o piloto conseguiu se ejetar com sucesso antes do impacto e passa bem. Ele está sendo submetido a exames médicos de rotina, conforme o protocolo para esse tipo de situação.
A Polícia Militar do Estado confirmou a ocorrência, que mobilizou equipes de emergência e investigação. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão a caminho do local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência, que incluem coleta de dados, registros fotográficos e entrevistas.
A seguir, a íntegra da nota divulgada pela FAB:
Nota da FAB
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).
O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência.”
Mais informações serão divulgadas à medida que as investigações avançarem.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo