O lance assustador entre Jamal Musiala e Gianluigi Donnarumma, na derrota por 2 a 0 do Bayern de Munique para o Paris Saint-Germain, no último sábado (5), em Atlanta, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, teve consequências graves. O clube alemão confirmou que o meia de 22 anos fraturou a fíbula e sofreu lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo.
A contusão aconteceu pouco antes do intervalo do primeiro tempo, quando Musiala tentou disputar uma bola na área e se chocou com os braços do goleiro italiano, que saiu no “abafa”. Com o tornozelo preso no gramado, o pé do camisa 42 virou de forma drástica, causando uma fratura visível. Donnarumma, em estado de choque ao perceber a gravidade do lance, chegou a chorar no campo enquanto o alemão recebia atendimento médico perto da linha do escanteio.
O jogador do Bayern teve que ser retirado de maca, e os times foram para o intervalo bastante abalados emocionalmente. Musiala havia começado a partida como titular e foi substituído por Gnabry no segundo tempo.
Diagnóstico confirma fratura e lesões ligamentares
Exames realizados pela equipe médica do Bayern confirmaram as lesões na perna. O atleta será submetido a uma cirurgia nos próximos dias. Após a eliminação dos bávaros, Musiala deixou Orlando, nos Estados Unidos, com destino a Munique no domingo (6), para iniciar o tratamento. O clube informou que ele ficará afastado por um longo período, sem estipular uma data para o retorno. Segundo o jornal alemão Bild, a recuperação deve levar de quatro a cinco meses.
O diretor esportivo do Bayern, Max Eberl, lamentou a lesão do jovem talento: “Essa lesão grave e a longa ausência são um verdadeiro choque para Jamal e para todos nós. Isso afeta duramente o Bayern. Todos sabem a imensa importância de Jamal para o nosso futebol e o papel central que ele desempenha na nossa equipe. Além disso, o impacto humano é amargo, já que ele acabou de se recuperar de uma lesão e agora ficará afastado por um longo período. O FC Bayern o apoiará e estará ao seu lado, e já estamos ansiosos por seu retorno aos gramados”, declarou.
Musiala voltava a atuar após ter sido poupado no início do torneio por conta de uma lesão muscular recente. A nova contusão interrompe mais uma vez a sequência do meia, que recentemente foi anunciado pela equipe bávara como o novo camisa 10.

Após o episódio, o goleiro Donnarumma passou a ser vaiado pela torcida presente no Mercedes-Benz Stadium a cada toque na bola. Em entrevista, o goleiro do Bayern, Manuel Neuer, afirmou que o colega de profissão do PSG “assumiu o risco” ao se atirar contra as pernas de Musiala. Já Max Eberl preferiu tratar o lance como “acidente de jogo”.
Apesar do clima tenso, Donnarumma demonstrou solidariedade com o colega lesionado após a partida e também por meio das redes sociais. “Estou orando por você e desejando tudo de melhor”, escreveu o goleiro italiano, em mensagem direcionada a Musiala.
Baixa importante para o Bayern e seleção alemã
O técnico do PSG, Luis Enrique, também comentou o ocorrido após a classificação do time francês: “Teve muita má sorte, porque o Gigi (Donnarumma) caiu bem em cima dele”, afirmou, desejando pronta recuperação ao jogador alemão.

Ídolo em ascensão no Bayern e peça-chave da seleção alemã, Musiala agora enfrentará um novo e desafiador processo de recuperação. Enquanto isso, o clube e os torcedores aguardam com expectativa e solidariedade pelo seu retorno aos gramados.
Por: Inês Becegato | Revisão: Laís Queiroz
Leia também: Cano brilha, Fluminense vence a Inter de Milão e avança no Mundial de Clubes 2025