Chefe do Executivo da capital mineira estava internado desde janeiro para tratar um Linfoma não Hodgkin; políticos e autoridades prestam homenagens
O político do PSD estava internado desde 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital, para tratamento de complicações causadas por um Linfoma não Hodgkin (LNH), tipo de câncer que afeta o sistema linfático.
A morte foi anunciada na manhã desta quarta-feira (26). Fuad Noman tinha 77 anos. Autoridades, colegas de governo, familiares e a população belo-horizontina, prestaram homenagens ao importante político mineiro.
O falecimento de Fuad gerou comoção entre lideranças políticas de Minas Gerais e do Brasil. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou a trajetória de Fuad como servidor público exemplar:
“Fuad Noman dedicou a vida ao serviço público com competência e seriedade. Trabalhou por Belo Horizonte até o fim. O Atlético perde um torcedor apaixonado, mas o Brasil perde um homem público que deixa um legado inspirador.”
Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também lamentou a perda:
“Fuad sempre foi uma liderança marcada pelo diálogo e respeito. Trabalhou para fortalecer a cidade e o estado. Meus sentimentos aos familiares, amigos e toda Belo Horizonte.”
O vice-prefeito de BH, Álvaro Damião, que agora assume o comando da cidade, se manifestou com emoção:
“Recebi com muita tristeza a notícia. Fuad foi mais que um gestor — foi um amigo, quase um pai. Viveremos o exemplo dele todos os dias, com coragem, ternura e compromisso com o povo.” Damião lembrou do convívio próximo com Fuad no último ano, exaltando sua força, fé e bom humor, mesmo diante da doença.
Fuad Noman assumiu a prefeitura de Belo Horizonte em 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil, e rapidamente se destacou pela gestão técnica, pelo diálogo político e pelo compromisso com políticas públicas eficientes. Economista de formação, atuou em diferentes níveis de governo e era reconhecido por sua capacidade administrativa e pelo perfil conciliador.
Por Felipe Lessa | Revisão: Redação