A Blue Origin, empresa de tecnologia espacial, faria nesta quinta-feira (18) o 16º voo suborbital turístico, que não atinge velocidade suficiente para entrar na órbita da Terra, levando Michaela Benthaus, a primeira pessoa cadeirante que iria ao espaço.
Primeiramente a missão foi adiada, porém, devido aos ventos de alta altitude, foi necessário cancela-lá. O lançamento da missão NS-37 estava marcado para sair de uma das instalações da organização, localizado no Texas, às 13h (horário de Brasília), duraria em torno de 11 minutos e contaria com uma tripulação de seis pessoas.
Além de Benthaus, os outros integrantes seriam Joey Hyde, Hans Koenigsmann, Neal Milch, Adônis Pouroulis e Jason Stansell.

O nome da missão é uma homenagem ao 37º voo que seria realizado pelo foguete reutilizável New Shepard, que já levou 86 pessoas ao espaço. No X, antigo Twitter, a empresa publicou uma nota em relação ao ocorrido.
We are standing down from today’s NS-37 mission after the launch team observed an issue with our built-in checks prior to the flight. We are assessing our next opportunity for launch.
— Blue Origin (@blueorigin) December 18, 2025
Confira a tradução do tweet: “A missão NS-37 de hoje foi cancelada após a equipe de lançamento ter detectado um problema em nossos controles internos antes do voo. Estamos avaliando nossa próxima oportunidade de lançamento.“
Quem é Michaela Benthaus?
De origem alemã, é engenheira aeroespacial e mecatrônica da Agência Espacial Europeia (SEA). Em 2018, sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente de moutain bike, consequentemente perdendo os movimentos das pernas.
Na carreira espacial, em 2022 Michaela Benthaus participou de um voo parabólico com gravidade zero, e em 2024 concluiu uma missão análoga para simular rotinas de astronautas em ambientes controlados por 15 dias na Polônia.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil é adiado para esta sexta-feira (19)



