O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em recuperação de uma cirurgia de alta complexidade realizada no último domingo (13). Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (14), ele apresenta boa evolução clínica, mas ainda não há previsão de alta da UTI.
A cirurgia, que durou cerca de 12 horas, teve como objetivo tratar uma obstrução intestinal provocada por bridas (aderências) e realizar a reconstrução da parede abdominal – debilitada por múltiplas intervenções cirúrgicas anteriores, consequência do atentado a faca sofrido em 2018.
Estado de saúde é considerado delicado
Apesar da melhora clínica mencionada no boletim, fontes ouvidas pelo site Portal Leo Dias revelam que o estado de saúde de Bolsonaro ainda é considerado delicado e inspira cuidados. O ex-presidente está sob vigilância intensiva, sendo alimentado por via intravenosa, e segue em observação por uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões, cardiologistas e intensivistas.
No decorrer do dia, Bolsonaro conseguiu sentar-se no leito e iniciou a deambulação assistida — etapa importante no processo de recuperação pós-cirúrgica. Os médicos afirmam que ele está acordado, orientado, sem dor ou sangramentos, e não apresenta intercorrências significativas até o momento.
Primeiras 48 horas são críticas
Especialistas envolvidos no caso destacam que as primeiras 48 horas após esse tipo de cirurgia são cruciais, pois é nesse período que costumam surgir possíveis complicações, como infecções ou falência de órgãos. Por isso, a equipe médica optou por mantê-lo na UTI, mesmo com sinais clínicos favoráveis.
O coordenador da UTI do Hospital DF Star, Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, reforçou a necessidade de monitoramento contínuo para garantir a estabilidade do paciente.
Cirurgia foi considerada bem-sucedida
De acordo com o boletim oficial assinado por seis médicos, incluindo o cirurgião-chefe Dr. Cláudio Birolini e o diretor médico do hospital, Dr. Guilherme Meyer, a operação foi considerada bem-sucedida. O foco agora está no controle da dor, na prevenção de complicações e na reabilitação progressiva de Bolsonaro.

Márcia Dantas é jornalista, paraense, mãe do Gabriel, esposa do Rafael, e apaixonada pelo movimento e tudo que pulsa forte, pelo colorido. Gosta de abrir espaços para sempre caber mais um. Idealizadora do MDnews, com a missão de informar para transformar.