Com gols de Montoro e Alexander Barboza, o Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0 na noite desta terça-feira (29), no Estádio Nilton Santos, e largou na frente nas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo também marcou a primeira vitória em casa do técnico Davide Ancelotti sob o comando da equipe alvinegra.

Em busca do título inédito, o Botafogo pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta, em Bragança Paulista, para garantir vaga nas quartas. Já o Massa Bruta precisa vencer por três gols de diferença para avançar no tempo normal. Se devolver o placar com dois gols, a decisão será nos pênaltis.
A decisão da vaga está marcada para a próxima quarta-feira (6), às 19h (horário de Brasília), no estádio Cícero de Souza Marques. Antes disso, as equipes têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro: no domingo (3), o Botafogo encara o Cruzeiro no Engenhão, às 16h, enquanto o Bragantino enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV, às 18h30.
Noite de protagonistas estrangeiros
A vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Bragantino, no Nilton Santos, teve sotaque estrangeiro e um clima de alívio. O técnico italiano Davide Ancelotti, que assumiu recentemente o comando da equipe, conquistou sua primeira vitória em casa após dois empates, contra Corinthians e Vitória. Já o atacante argentino Montoro marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra e abriu o caminho para o triunfo, que colocou o clube em vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Do outro lado, o Bragantino vive um momento delicado. A equipe de Bragança Paulista sofreu a quarta derrota consecutiva. Além da derrota para o Fogão, já havia perdido para Vitória, Flamengo e Fortaleza, todas pelo Brasileirão. Desde o retorno da temporada, após a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Massa Bruta ainda não venceu.
Como foi o jogo
- Primeiro tempo
O Bragantino começou melhor, ameaçando com chute cruzado de Sasha e finalização de fora da área de Pitta logo nos primeiros minutos, mas parou nas defesas seguras de John. A resposta alvinegra veio com Arthur Cabral aos 15 minutos, que ganhou pelo alto após cruzamento de Montoro, mas cabeceou longe do gol, até que, no minuto seguinte, Montoro apareceu na área para completar cruzamento rasteiro de Vitinho e abrir o placar em 1 a 0.
A pressão botafoguense continuou. O time criou nova chance aos 22, com cruzamento de Artur. No lance, Marlon Freitas ajeitou de calcanhar na área para trás e achou Vitinho livre na área, que chegou batendo, mas acabou desperdiçando. Aos 25, Savarino acertou um lindo chute no cantinho, mas Cleiton salvou. Até que aos 31 minutos, em um contra-ataque bem executado não teve jeito: Alexander Barboza apareceu como elemento surpresa para cabecear para o fundo da rede e fazer o segundo do Alvinegro.
O Bragantino ainda tentou reagir antes do intervalo com Jhon Jhon cobrando escanteio e Pedro Henrique ganhando pelo alto, mas o zagueiro cabeceou a bola longe do gol.
- Segundo tempo

Na etapa final, o técnico Fernando Seabra fez alterações para tentar mudar o panorama, mas o Bragantino seguiu com dificuldades para criar jogadas ofensivas. Sasha chegou a finalizar com perigo aos 11 minutos, mas foi travado por Vitinho.
O Botafogo, por sua vez, seguiu melhor e mais perigoso. Montoro fez boa jogada aos 13 minutos e rolou para Savarino na área, que dominou e bateu colocado, mas a bola desviou e foi para fora. Dois minutos depois, Savarino cobrou escanteio, Barboza desviou de cabeça, e quase Arthur Cabral alcançou na segunda trave. A melhor chance do Fogão de ampliar o placar foi aos 27, com Savarino roubando a bola no ataque e deixando Arthur Cabral na cara do gol. O atacante bateu no canto, mas Cleiton fez grande defesa, salvando o Massa Bruta de levar o terceiro gol.
E aos 31, o goleiro do Braga operou um verdadeiro milagre. Após erro na saída de bola de Sant’anna, Nathan Fernandes roubou a bola, tabelou com Joaquin Correa e saiu na cara do gol. Ele soltou uma bomba, mas Cleiton fez uma defesa espetacular e evitou mais uma vez o terceiro gol alvinegro.
O Braga só foi ter a sua melhor oportunidade na partida aos 41, com Praxedes saindo cara a cara com John, que fez excelente defesa. Nos acréscimos, Borbas ainda tentou de longe, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Por: Inês Becegato | Revisão: Laís Queiroz
Leia também: Bernardinho define relacionados para as quartas da VNL contra a China