Um novo programa promete transformar a forma como a educação ambiental é trabalhada em escolas públicas brasileiras. Lançado nesta segunda-feira (15), o projeto Escolas Baseadas na Natureza já é considerado a maior iniciativa privada do país voltada ao ensino de sustentabilidade na rede pública.
Criado pela Motiva, empresa responsável pela operação do BRT RioSP, o programa oferece formação online gratuita para professores do ensino fundamental e distribui materiais pedagógicos com foco na relação entre crianças e o meio ambiente.
Curso gratuito e materiais disponíveis
A formação tem duração de 40 horas, é totalmente virtual e pode ser acessada gratuitamente por educadores de qualquer parte do Brasil por meio do site www.escolasebn.com.br. A plataforma também disponibiliza conteúdos didáticos prontos para aplicação em sala de aula, alinhados à nova Política Nacional de Educação Ambiental.
O programa já alcança 280 municípios em todas as regiões do país e deve beneficiar mais de 3,5 milhões de professores e 170 mil estudantes da rede pública.
Prêmio para escolas com projetos sustentáveis
Como incentivo à implementação prática dos conteúdos, o projeto também lançou o Prêmio Escolas Baseadas na Natureza. Serão distribuídos R$ 500 mil para cinco escolas públicas que apresentarem os projetos pedagógicos mais inovadores com foco em sustentabilidade e contato com a natureza.
“O objetivo é integrar a natureza ao cotidiano escolar e estimular o protagonismo climático desde a infância”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto da Motiva.
A iniciativa conta com o apoio dos institutos Alana e Crescer, referências nacionais em educação e desenvolvimento infantil. Ao todo, o Instituto da Motiva irá destinar R$ 71 milhões a projetos sociais em 2025, com foco em educação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Por Kátia Gomes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Governo apresenta Curupira como mascote oficial da COP30