A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei não conseguiu superar a força da Polônia na semifinal da Liga das Nações (VNL) 2025. Na manhã deste sábado (2), em Ningbo, na China, o time comandado por Bernardinho foi dominado pelos atuais vice-campeões olímpicos e perdeu por 3 sets a 0 – com parciais de 28/26, 25/19 e 25/21.
Com o resultado, os poloneses avançam à final e enfrentam a Itália neste domingo (3), às 8h (horário de Brasília), na disputa pelo título. Já o Brasil volta à quadra às 4h para brigar pelo bronze contra a Eslovênia, adversária que enfrentou na mesma disputa no Mundial de 2022, quando levou a melhor.
Foi o terceiro ano consecutivo em que os brasileiros esbarram na seleção polonesa, que novamente demonstrou consistência e potência ofensiva. A última vez que o Brasil esteve no pódio da VNL foi em 2021, quando conquistou o título. Desde então, a equipe caiu nas quartas de final nas edições seguintes.
Ataque polonês em evidência
O grande nome da partida foi o oposto Sasak, que marcou 19 pontos – 17 deles em ataques. Outro destaque foi o ponteiro Fornal, que, mesmo após torcer o tornozelo esquerdo no fim do segundo set, contribuiu com sete pontos antes de ser substituído por Semeniuk, autor de mais de seis pontos no ataque. O volume ofensivo da Polônia foi decisivo.
Pelo lado brasileiro, Darlan entrou no fim do primeiro set e rapidamente se tornou o principal destaque da equipe. Vibrante e eficiente, o oposto marcou 16 pontos (13 em ataques, um de bloqueio e dois de saque). No entanto, faltou contribuição dos outros jogadores brasileiros em quadra: o central Flávio foi o segundo maior pontuador do time com apenas seis pontos, e o levantador Cachopa, o terceiro, com quatro, sendo dois em saques.
Como foi o jogo
- Primeiro set
O jogo começou com muito nervosismo pelos dois times, que apresentaram muitos erros e trocaram pontos até o 13 a 13. A partir daí, a Polônia cresceu, aproveitando falhas brasileiras na recepção e bloqueio para abrir 17 a 13 e depois 21 a 16. Foi quando Darlan entrou em quadra e mudou o rumo do jogo. O Brasil reagiu com boa sequência de saques de Cachopa e ataques certeiros do oposto, empatando em 22 a 22. Mas, nos momentos decisivos, os poloneses foram mais consistentes e fecharam o set em 28 a 26.
- Segundo set
Novamente, o Brasil teve dificuldades no ataque, cometendo erros e permitindo que a Polônia abrisse 7 a 3 logo no início do segundo set. A equipe brasileira chegou a empatar em 7 a 7 com a força de Darlan no saque, mas voltou a oscilar. Após a boa entrada do ponteiro Arthur Bento – que fez uma bela passagem pelo saque e permitiu que a seleção esboçasse uma reação, encostando no 16 a 14 – os europeus retomaram o controle e ampliaram a vantagem em 23 a 17, fechando com tranquilidade a parcial em 25 a 19.
- Terceiro set
A parcial final começou equilibrada, com o Brasil passando a explorar mais os centrais Flávio e Matheus Pinta, e trocando pontos até o 12 a 12. A Polônia se distanciou em 16 a 14, mas o Brasil empatou no 20 a 20 após dois aces seguidos de Matheus Pinta. Contudo, os poloneses retomaram o domínio na reta final e fecharam o set por 25 a 21, com erro de saque de Darlan, garantindo vaga na decisão.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: VNL Masculina 2025: Brasil encara reta final da fase classificatória; veja a agenda de jogos