O Brasil fechou o ano de 2025 como um destaque no turismo internacional. De acordo com a recente edição do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo divulgado na última terça-feira (23), o país apresentou o maior crescimento nas chegadas de visitantes estrangeiros entre os principais destinos internacionais.
Os dados mostram que, entre janeiro e dezembro de 2025, o Brasil registrou um aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2024. Com o desempenho, o país superou destinos que também tiveram forte expansão, como Egito (20%), Marrocos (+14%) e as Ilhas Seychelles (+13%).
“O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano”, destaca o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
O relatório ainda mostra que mais de 1,5 bilhão de turistas viajaram internacionalmente em 2025, quase 60 milhões a mais do registrado em 2024. O Brasil recebeu cerca de 9,3 milhões de visitantes, número recorde na chegada de turistas estrangeiros em nosso território, superando a meta anual de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Lugares mais visitados e movimentação na economia
Entre os destinos brasileiros mais procurados entre janeiro e novembro, o estado de São Paulo foi o destino que mais recebeu estrangeiros em 2025, com quase 2,5 milhões de chegadas no período. Rio de Janeiro foi o segundo estado, com um total de 1,9 milhão de visitantes, seguido do Rio Grande do Sul com 1,4 milhão, Paraná com 958 mil e Santa Catarina com 651 mil.
Essa movimentação favorece a movimentação da economia, visto que, entre esses meses, os turistas internacionais movimentaram US$ 7,17 bilhões (RS$ 39,56 bilhões), representando um avanço de 8,41% em relação ao mesmo intervalo de 2024.
Crescimento de chegada internacional na América do Sul
O diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, Heitor Kadri, destaca que, de acordo com o Barômetro, “Enquanto as Américas cresceram 1% e a América do Sul avançou 7% em 2025, o Brasil se destacou com um crescimento de 37% nas chegadas internacionais. Esse resultado não é episódico: reflete um posicionamento consistente do país, apoiado pela ampliação de rotas, qualificação de produtos e alinhamento com políticas de turismo sustentável”.
Para 2026, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), já estão programadas por companhias do setor, cerca de 150 mil voos e 20 milhões de assentos no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, para destinos nacionais e internacionais. Essa soma representa uma alta de 15% em relação ao mesmo período de 2024.
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Pietra Gomes
VEJA TAMBÉM: Mauricio de Sousa recebe homenagem musical gratuita em São Paulo




