Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltam a precisar de visto para entrar no Brasil; entenda o que motivou a decisão
O Brasil volta a exigir visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A decisão, anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), atende ao princípio da reciprocidade diplomática, uma vez que esses países não oferecem isenção de visto para brasileiros.
Segundo o Itamaraty, “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”. Por isso, desde 2023, o governo brasileiro já havia anunciado que a gratuidade seria revogada, retomando o processo regular de autorização de entrada.
Ainda de acordo com o MRE, continuam em andamento as negociações com esses países para estabelecer acordos de isenção mútua, como já ocorre com a União Europeia.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou o tema nas redes sociais, reforçando o desejo do governo de alcançar uma solução equilibrada: “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, escreveu.
Solicitação mais simples
Mesmo com a volta da exigência, o procedimento de solicitação do visto brasileiro é menos burocrático que o exigido para brasileiros em viagem aos EUA, por exemplo. O processo será feito de forma digital, por meio da plataforma E-Visa.
Não é necessário agendar entrevista ou apresentar documentos como comprovante de renda. A taxa é de R$ 479, e o visto permite estadias de até 90 dias.
Alta no número de visitantes
Dados do Painel de Chegadas de Turistas Internacionais da Embratur mostram que, somente em 2024, o Brasil recebeu 728.537 visitantes dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália, reforçando a relevância desses países para o setor de turismo.
Proposta de suspensão no Congresso
Apesar do decreto presidencial, o Senado Federal aprovou, em março deste ano, um projeto de lei que busca suspender a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. O texto, no entanto, ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados.
Atualmente, o Japão está fora da lista de países que voltaram a exigir visto de brasileiros. Em agosto de 2023, os governos do Brasil e do Japão firmaram um acordo de isenção recíproca de vistos para viagens de até 90 dias. A medida entrou em vigor em setembro do mesmo ano e terá validade inicial de três anos.
Por Joice Vitoria I Revisado por: Aline Feitosa