Classificadas! A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu a Bulgária por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 29/27, 10/25 e 25/19, na madrugada desta quarta-feira (9), em Chiba, no Japão, e carimbou a sua classificação para a fase final da Liga das Nações de Vôlei Feminina (VNL) 2025.
A partida marcou a abertura da terceira semana da competição para o Brasil, que chegou a oitava vitória em nove jogos. O resultado colocou a equipe comandada por José Roberto Guimarães na liderança provisória da fase preliminar, com 23 pontos, ultrapassando a Itália, que tem 22. A fase final será disputada entre os dias 23 e 27 de julho, na Polônia.
A seleção brasileira volta à quadra na madrugada de quinta-feira (10), às 3h30 (horário de Brasília), contra a França, novamente na Arena do Porto de Chiba. Depois, encara a Polônia na sexta-feira (11) e fecha a fase preliminar diante do Japão, no domingo (13).
Como foi o jogo
O primeiro set foi tranquilo para o Brasil, que comandou o placar praticamente desde o início. A seleção chegou a abrir 18 a 9, mas um momento de desconcentração permitiu que as búlgaras encostassem em 22 a 18. Ainda assim, o time brasileiro fechou em 25 a 21 com ponto final de Julia Bergmann. Gabi e Rosamaria foram os destaques do set com cinco pontos cada, enquanto Aleksandra Milanova liderou a pontuação da Bulgária com seis.
O segundo set foi o mais disputado da partida. O Brasil manteve a vantagem durante boa parte do tempo e chegou a ter o ponto do set em 24 a 20. No entanto, erros em sequência permitiram a reação búlgara, que empatou em 24 a 24 e virou para fechar em 29 a 27. Milanova seguiu brilhando e chegou a 16 pontos no jogo.
Na terceira parcial, o Brasil voltou avassalador. Com concentração e ritmo intenso, a equipe abriu grande vantagem desde o início e venceu com tranquilidade por 25 a 10. Rosamaria assumiu a liderança entre as brasileiras, com 15 pontos, mas o grande destaque foi Julia Kudiess, que brilhou no bloqueio. Com mais uma atuação segura, se isolou como a maior bloqueadora da VNL até o momento, com 38 pontos – superando Hena Kurtagic, da Sérvia, que tem 33.
O quarto e último set teve início equilibrado, mas a seleção brasileira soube manter o controle da partida nos momentos decisivos. Com atuação coletiva sólida, o time fechou o confronto em 25 a 19, com ponto final de Gabi. A ponteira foi a quarta maior pontuadora do Brasil, com 11 pontos, atrás de Diana (11), Julia Bergmann (16) e Rosamaria (18).
Com o bom desempenho coletivo e a consistência ao longo da competição, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei segue firme na busca pelo título inédito da Liga das Nações. Garantida na fase final, a equipe agora concentra seus esforços nos últimos confrontos da etapa preliminar, de olho em manter a liderança e chegar embalada à decisão na Polônia.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: