O Brasileirão 2025 chegou ao fim neste domingo (7) com a confirmação do Flamengo como campeão nacional pela nona vez em sua história. A equipe rubro-negra já havia assegurado a taça na última quarta-feira (3), ao vencer o Ceará por 1 a 0, consolidando o título com uma rodada de antecedência. A reta final também trouxe motivos para comemoração a outras seis equipes que asseguraram presença na próxima edição da Copa Libertadores. Existe ainda a chance de abertura de um G-8, caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil.
O Palmeiras confirmou o vice-campeonato após o empate por 2 a 2 entre Cruzeiro e Botafogo na quinta-feira (4). Já o mata-mata da Copa do Brasil terá início na quarta (10), com Cruzeiro x Corinthians, e segue na quinta (11), com Vasco x Fluminense. As finais estão marcadas para os dias 17 e 21 de dezembro.
Disputa na parte de cima e drama na parte de baixo da tabela
O G-4, composto por Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol, já estava garantido. Mas a última rodada também definiu as equipes que completam o G-7. Com a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Bahia, o Tricolor carioca conseguiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto Botafogo e o próprio Bahia irão disputar a pré-Libertadores.
A rodada deste domingo foi decisiva tanto para definir as vagas internacionais quanto para selar o destino dos rebaixados. Confira os placares dos confrontos que fecharam o campeonato:
- Botafogo 4 x 2 Fortaleza
- Santos 3 x 0 Cruzeiro
- Internacional 3 x 1 Bragantino
- Vitória 1 x 0 São Paulo
- Ceará 3 x 1 Palmeiras
Rebaixados para Série B em 2026
Com a combinação dos resultados, Fortaleza e Ceará se juntaram a Juventude e Sport na lista de clubes que disputarão a Série B em 2026. O Vozão, inclusive, ficou fora do Z-4 durante todo o campeonato, mas chegou pressionado na última rodada e não conseguiu evitar a queda após a derrota de virada para o Palmeiras dentro de casa.
Já Internacional (16º) e Vitória (15º) terminaram a competição em uma zona intermediária, sem risco de queda, mas também sem classificação aos torneios continentais. Além deles, a permanência na elite está confirmada para o Santos.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Aos 17 anos, Rayssa Leal conquista tetracampeonato da Street League em São Paulo



