A Defesa Cívil de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciou nesta terça-feira à retirada das famílias que vivem na Zona de Autossalvamento (ZAS), área próxima à barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração e Terraplanagem.
A ação será realizada com base nos protocolos do Plano de Contingência e as normas da Defesa Civil Estadual e Nacional. A medida é preventiva e não está relacionada com risco iminente de rompimento.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação em razão da ausência de estudos recentes que garantam a estabilidade da estrutura. Situada na Serra da Conquista, na sub-bacia do Córrego dos Quéias, a barragem B1-A teve sua situação de emergência elevada do nível 1 para o nível 2 — numa escala de risco que vai até o nível 3, o mais grave.
A ANM informa que adotou a elevação do nível de emergência como medida preventiva “visando resguardar a vida das pessoas” que ocupam a ZAS. “É importante ressaltar que não foram detectadas anomalias estruturais que indiquem risco iminente de ruptura da barragem. A decisão foi tomada durante o período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que a evacuação da população ocorra de forma segura e organizada”, afirmou a agência.
Segundo o acordo firmado com o Ministério Público, as famílias terão até 15 dias para serem realocadas em locais seguros. Apesar de a responsabilidade legal pelo apoio às famílias ser da empresa Emicon Mineração, a Prefeitura assumiu o apoio imediato à população.
Até a última atualização, o trabalho preventivo tinha identificado 29 pontos de interesse na área de risco, incluindo casas, currais e galpões. Ao menos seis famílias serão retiradas.
Durante coletiva de imprensa na semana passada, o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, comentou que o Poder Executivo está “trabalhando com seriedade e transparência para garantir segurança e dignidade à população”, afirmou.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Barragem em Brumadinho entra em nível 2 de emergência; escala vai até 3