O espanhol de 22 anos, número 2 do mundo, venceu o número 1, o italiano Jannik Sinner por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6,/7, 6/4, 7/6 e 7/6 (10-2) num jogo histórico de 5h30 de duração. É a final mais longa da história de Roland Garros.
O italiano começou melhor e venceu o primeiro set por 6×4. Alcaraz até tentou uma reação no segundo set, mas acabou derrotado em um dos três tie-breaks do jogo por 7×4. Alcaraz não desistiu. No terceiro set, mostrou melhor preparo físico e força mental e bateu Sinner por 6×4.
A partida foi para o 4° set e Alcaraz salvou três match points e levou a partida para o tie-break, onde venceu Sinner por 7×3. No 5°, e decisivo set, o espanhol quebrou o saque do italiano logo no começo. No 5×4, quando sacou para fechar o jogo, foi quebrado por Sinner e a decisão ficou para o super tie-break.
Alcaraz, mais uma vez, mostrou resiliência e venceu Sinner por 10×2 com o apoio da torcida que lotou a quadra Philippe-Chatrier, Paris. Este foi o 5° Grand Slam de Alcaraz, que mantém um retrospecto de 8 vitórias contra 4 derrotas sobre o rival. No último encontro entre os dois, o espanhol bateu Sinner por 2×0 na final do aberto de Roma.
Por Rafael Bianco | Revisão: Redação
VEJA TAMBÉM: Fazendo história: Uzbequistão garante vaga na Copa do Mundo