A OpeanAI lançou o “ChatGPT Agent” que usa inteligência artificial para executar tarefas complexas de forma autônoma e otimizada no cotidiano de empresas e usuários. Com uma ampla variedade de ações, ela consegue: preencher formulários, navegar em sites, fazer compras, desempenhar códigos, criar apresentações para empresas, etc.
Para integrar a ferramenta no modelo, a organização juntou os recursos Deep Research e Operator em um só. Agora, com a autorização dos consumidores, eles navegam em sites, analisam e sintetizam informações, acessam planilhas, clicam em botões, fazem logins, editam arquivos e muitos mais. Para ativá-lo, basta acessar a barra de ferramentas que fica embaixo da caixa de texto de prompts. Quando estiver selecionado, escreva o seu pedido e envie no chat.
Testes de desempenho
Para verificar se o agente funcionaria da maneira correta, foram realizados testes de desempenho simulando situações reais de trabalho para atingir bons resultados. No final, ele superou a geração GPT-4o e até o trabalho de analistas humanos em análise e modelagem de dados.
Além disso, demonstra capacidade de pausar atividades, receber novas informações e retomar de onde parou. Em relação à execução de ações erradas, foram treinados para não iniciar tarefas sem supervisão e ignorar comandos maliciosos ou indevidos. Os usuários poderão apagar o histórico de navegação e encerrar sessões ativas em sites conectados ao agente. Mas os cookies serão armazenados conforme as regras de cada site.
Quem pode usar?
A ferramenta está disponível para os planos Pro, Plus e Team. Os pacotes Enterprise e Education receberão a novidade daqui a algumas semanas. Ainda não há confirmação se ele também estará integrado na modalidade gratuita. De qualquer maneira, a atualização do agente no ChatGPT está sendo feita gradualmente.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Agentes de IA impulsionam o crescimento e automatização das empresas