A ponteira Ana Cristina passou por uma cirurgia no joelho esquerdo na última quarta-feira (16), em Belo Horizonte (MG). A jogadora da seleção brasileira foi submetida a uma artroscopia para tratar uma lesão no menisco, sofrida na partida contra a França, pela Liga das Nações (VNL) 2025, na semana passada. O tempo de recuperação é estimado entre três e quatro meses, afastando a jogadora do Mundial na Tailândia e da VNL.
CBV detalha cirurgia de Ana Cristina
Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou, nesta quinta-feira (17), detalhes sobre a cirurgia realizada na atleta. De acordo com a entidade, os médicos confirmaram a lesão no menisco medial e optaram pela sutura no local. A ponteira passará por reavaliação antes de retomar o tratamento fisioterápico.
“A ponteira Ana Cristina foi submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo na noite desta quarta-feira (16/7), em Belo Horizonte (MG). O procedimento foi realizado com sucesso pela equipe coordenada pelos médicos Rodrigo Vaz e Sérgio Campolina no Hospital Mater Dei. Na cirurgia, foi confirmada a lesão no menisco medial e a equipe médica optou pela sutura. A jogadora retomará o tratamento fisioterápico após reavaliação médica e tem previsão de retorno às quadras em período de três a quatro meses”, escreveu a entidade.
Mensagem de Ana Cristina nas redes sociais
Além da nota oficial, a ponteira utilizou suas redes sociais para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde. Ana agradeceu as mensagens de apoio e explicou que a cirurgia foi bem-sucedida: “A cirurgia foi muito bem sucedida, os médicos conseguiram fazer a sutura no meu joelho, que era o procedimento mais indicado para o meu futuro no voleibol. Com isso, terei alguns meses de recuperação pela frente, mas estou muito bem acompanhada, tanto dos médicos, quanto da minha família, da seleção e do clube, e agora vou continuar meu tratamento. Estarei na torcida pela seleção junto com vocês e confiante de que em breve estarei de volta às quadras. Obrigada pelas mensagens de carinho!”, publicou.
Fora das principais competições
Mesmo lesionada, Ana Cristina foi incluída na lista da seleção para o Mundial da Tailândia, marcado entre 22 de agosto e 7 de setembro. No entanto, o tempo de recuperação inviabiliza sua participação no torneio e no restante da Liga das Nações (VNL).
Aos 21 anos, a ponteira é uma das principais referências ofensivas do Brasil e figura entre as cinco maiores pontuadoras da competição. Sob o comando técnico de José Roberto Guimarães, ela soma duas medalhas olímpicas – prata e bronze – e vinha sendo peça-chave na campanha da VNL.
Como aconteceu a lesão e histórico
O problema aconteceu no início do segundo set do confronto contra a França, pela Liga das Nações. Ao descer de um bloqueio, a jogadora apoiou a perna direita no chão, mas sentiu fortes dores no joelho esquerdo e precisou ser retirada da quadra. Ana iniciou tratamento fisioterápico imediatamente, mas a cirurgia tornou-se necessária após exames.
Não é a primeira vez que a ponteira enfrenta um episódio semelhante. Em 2023, Ana Cristina sofreu uma lesão no menisco do joelho direito durante um treino da seleção em Brasília, antes de uma etapa da VNL. Na época, passou por cirurgia e realizou parte da recuperação no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), ficando afastada por cerca de quatro meses.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Com jovens promessas, Seleção Brasileira Feminina é convocada para a Copa América 2025; veja lista