A Bienal do Livro Rio 2025 encerrou neste último domingo (22) com um marco histórico: 740 mil pessoas passaram pelo Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense. Este foi o maior público já registrado desde a criação do evento, em 1983. O número representa um aumento de 23% em relação à edição de 2023, consolidando a Bienal como o maior evento literário da América Latina.
Durante os dez dias de programação, o público pôde circular por mais de 300 estandes, participar de debates, sessões de autógrafos, painéis com autores nacionais e internacionais, além de atividades voltadas ao público infantil e juvenil. A edição também teve foco em acessibilidade e diversidade.
A estudante de Letras Maria Fernanda esteve presente e se sentiu inspirada com a experiência:
“Com certeza o contato me influenciou positivamente. Despertou novos sonhos em relação a uma futura escrita de um livro, quem sabe?”
Ela também acredita que a Bienal pode ser um ponto de partida para quem ainda não tem o hábito da leitura:
“Vejo que pessoas sem o hábito de leitura, após a Bienal, repensam seus hábitos e descobrem um gosto novo. Descobrem a variedade de livros que existem e acabam se interessando por algumas obras.”
Leitura no Brasil: um desafio constante
De acordo com a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em novembro de 2024 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), 53% da população brasileira não leu nenhum livro impresso ou digital nos três meses anteriores à pesquisa. A média nacional é de 2,04 livros por pessoa nesse período, sendo apenas 0,82 lidos por completo.
Eventos como a Bienal ajudam a tornar os livros mais acessíveis e podem funcionar como um incentivo, especialmente para públicos mais jovens e famílias que não têm o hábito da leitura incorporado no dia a dia.
O que é a Bienal do Livro?
Criada em 1983, a Bienal Internacional do Livro Rio é realizada a cada dois anos e é o maior evento literário da América Latina. Reúne editoras, autores, leitores e profissionais do mercado em uma programação rica, que vai além das vendas: são lançamentos, debates, encontros culturais e experiências que valorizam a leitura e a educação no Brasil.
Por: Diellen Lisboa | Revisão: Daniela Gentil
Leia também: Márcia Dantas é a nova contratação da Jovem Pan