Mesmo com menos posse de bola e sendo menos agressivo no ataque, o Borussia Dortmund venceu o Monterrey por 2 a 1, nesta terça-feira (2), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, no jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O resultado garantiu a última vaga das quartas de final para a equipe alemã, despachando o Monterrey de volta para o México.
O destaque da partida foi Serhou Guirassy, artilheiro do time na temporada e um dos artilheiros do torneio, que marcou os dois gols dos auri-negros ainda no primeiro tempo. Na próxima fase, o Dortmund terá pela frente o poderoso Real Madrid, em mais um duelo eliminatório.
O jogo será disputado no sábado (5), às 17h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Quem avançar enfrenta o vencedor do confronto entre PSG e Bayern de Munique, que também jogam no mesmo dia.
Detalhes sobre o jogo
A partida começou com ambas as equipes buscando o gol em uma grande disputa. O Borussia passou a explorar os contra-ataques e abriu o placar logo aos 14 minutos do primeiro tempo com Guirassy, que finalizou com o pé direito do meio da área após boa tabela com Karim Adeyemi. O Monterrey tentou responder com Nelson Deossa, mas parou na trave de Kobel.
Aos 24 minutos, ainda na primeira etapa da partida, em rápido contra-ataque, Guirassy voltou a balançar as redes em mais uma assistência de Adeyemi e ampliou a vantagem para 2 a 0. Foi o terceiro gol do atacante senegalês na competição. Apesar da desvantagem, os rayados não desanimaram e continuaram tentando. Gerardo Arteaga teve boa chance de cabeça após cruzamento de Jesús Corona, e Canales obrigou Kobel a mais uma defesa em chute de fora da área.

Mesmo atrás do placar, o Monterrey foi superior em estatísticas. Teve 58,4% da posse de bola, sete finalizações no gol e pressionou durante boa parte do jogo. Já o Borussia, com apenas 41,6% da posse, foi mais eficiente e soube aproveitar as chances que teve.
No segundo tempo, a equipe mexicana voltou mais agressiva e conseguiu diminuir logo aos 3 minutos, com Germán Berterame, em um cruzamento na área de Canales. A pressão continuou, e Érick Aguirre quase empatou aos 8 minutos em chute de fora da área. Pouco depois, Corona teve mais uma chance clara após passe de Canales, mas novamente parou no goleiro suíço, que salvou o time alemão.
O gol de empate chegou a sair aos 20 minutos, novamente com Berterame, mas foi anulado por impedimento. A última grande chance dos mexicanos veio nos acréscimos, aos 46 minutos, quando o zagueiro Sergio Ramos cabeceou com perigo, assustando o goleiro Kobel. Apesar da persistência e de grandes oportunidades, ao final as equipes não conseguiram balançar as redes.
Com a vitória por 2 a 1 no sufoco, o Borussia Dortmund avança no Mundial e se prepara para enfrentar o Real Madrid, em duelo que promete grandes emoções.

Por: Inês Becegato | Revisão: Laís Queiroz
Leia também: Lei Vinícius Jr é aprovada integralmente no DF