A liderança do Campeonato Brasileiro agora tem um novo dono: o Cruzeiro. A equipe mineira venceu o Fluminense por 2 a 0, nesta quinta-feira (17), no Maracanã, e assumiu a ponta da tabela na 14ª rodada da competição, chegando a 30 pontos e ultrapassando o Flamengo, que tem 27, mas ainda tem um jogo a menos. Já o Tricolor permanece na 7ª posição, com 20 pontos.
Apesar de controlar a posse de bola e arriscar 24 finalizações, o Fluminense não conseguiu transformar a pressão em gols. O Cruzeiro, por sua vez, mostrou eficiência e marcou duas vezes ainda no primeiro tempo, com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge, e controlou o resultado. A partida também marcou a despedida de Jhon Arias, que está de saída para o Wolverhampton, da Inglaterra.
O jogo
- Primeiro tempo
O Cruzeiro começou a partida com intensidade, pressionando a saída de bola do Fluminense e explorando os erros do adversário. Logo no primeiro minuto, Matheus Pereira avançou pela esquerda e cruzou na área, obrigando a defesa tricolor afastar o perigo. Aos 3, Kaio Jorge arriscou de fora, assustando Fábio.
Mas não parou por aí, a pressão mineira continuou. Aos 11, Matheus Pereira obrigou o goleiro do Flu a fazer boa defesa após chute perigoso. O Tricolor respondeu aos 18 minutos, quando Arias cruzou para Soteldo, mas o venezuelano finalizou por cima do gol.
Aos 28, Fábio fez um milagre em chute de Matheus Pereira, mas, no minuto seguinte, não teve como evitar: após escanteio do camisa 10, Fabrício Bruno subiu livre e abriu o placar, marcando seu primeiro gol pelo Cruzeiro. Pouco depois, aos 34, a Raposa ampliou. Em contra-ataque rápido, Matheus Pereira deu belo passe para Kaio Jorge, que mandou para o fundo da rede. O atacante chegou a 12 gols no Brasileirão, se tornando o artilheiro isolado da competição, seguido de Arrascaeta, com nove.
- Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Cruzeiro quase ampliou com Lucas Romero, que tentou surpreender Fábio em cobrança de falta do meio-campo. Mas a segunda etapa foi marcada pela pressão do Fluminense, que cresceu após as mexidas do técnico Renato Gaúcho. Com mais velocidade pelas pontas e presença ofensiva, o time carioca passou a ser mais perigoso e empilhou chances de gol.
Aos 15 minutos, Fuentes finalizou de fora e obrigou o goleiro Cássio a fazer grande defesa. Depois, Thiago Silva quase descontou em um chute desviado que explodiu no travessão. Na sequência, Lima também parou no travessão em cabeçada perigosa. Mesmo com 21 finalizações contra 8 do Cabuloso, o Flu não conseguiu balançar as redes.
Com eficiência e solidez defensiva, o Cruzeiro suportou a pressão na etapa final. Mesmo sem conseguir respirar para diminuir o ritmo, a equipe de Léo Jardim se manteve organizada e fechou os espaços, apostando em um contra-ataque para matar o jogo. Porém, isso não foi necessário, graças ao excelente desempenho no primeiro tempo, que garantiu os três pontos no Maracanã.
Os dois times voltam a campo no domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão. O Fluminense enfrenta o Flamengo, em clássico marcado para às 19h30, no Maracanã. Já o Cruzeiro recebe o Juventude, às 16h, no Mineirão.
Por: Inês Becegato | Rrevisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Flamengo supera São Paulo e mantém liderança na volta do Brasileirão