Na casa delas, deu Brasil. Com personalidade e potência ofensiva, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei venceu o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/20, neste domingo (13), em Chiba, encerrando a fase classificatória da Liga das Nações (VNL) 2025 com autoridade. Gabi e Julia Bergmann brilharam no ataque e foram os grandes nomes da partida, que consolidou a boa fase da equipe.
Com o resultado, o Brasil chega a sua 11ª vitória – a oitava seguida – e assume momentaneamente a liderança da tabela, com 31 pontos, seguido de perto pela Itália, que soma 30 e ainda enfrenta a Holanda neste domingo, em Apeldoorn, cidade holandesa.
A Seleção Brasileira já entrou em quadra com a vaga nas quartas de final garantida, mas assegurou, no mínimo, a segunda colocação na fase classificatória. Ainda há chance de terminar em primeiro lugar – para isso, é preciso que a Itália seja derrotada por 3 sets a 0 ou 3 a 1 pelas holandesas. A equipe de José Roberto Guimarães volta à quadra no dia 23 de julho, em Lodz, na Polônia, para a fase final da competição em busca do título inédito da VNL.
Domínio brasileiro do início ao fim
Desde o apito inicial, o Brasil mostrou que não estava disposto a facilitar para as donas da casa. O primeiro set começou equilibrado, com as equipes trocando pontos até que as brasileiras abriram vantagem em 7 a 3. O Japão respondeu com uma boa sequência de saques e ataques, encostando no placar em 8 a 6, mas a levantadora Roberta brilhou no saque e impulsionou a seleção a disparar no placar. Com atuação segura e consistente, o time verde e amarelo fechou a parcial em 25 a 17, com destaque para Gabi e Rosamaria, que anotaram quatro e três pontos, respectivamente.
Na segunda parcial, as japonesas voltaram mais agressivas e mantiveram o equilíbrio no início do set, com o placar empatado em 7 a 7. Mais uma vez, Roberta fez a diferença no saque, enquanto Diana se impôs no bloqueio, abrindo vantagem para o Brasil em 10 a 7. A dupla Gabi e Julia Bergmann voltou a aparecer com força no ataque, ampliando a diferença para 19 a 14. Com autoridade, a seleção fechou o set em 25 a 18 e aumentou a pressão sobre as anfitriãs.
O terceiro e último set seguiu o roteiro das parciais anteriores. O Brasil manteve o ritmo e o controle do jogo, abrindo 8 a 5 e depois 12 a 8. O Japão ainda ensaiou uma reação, encostando no placar com 15 a 14, mas a equipe brasileira respondeu rapidamente e retomou a vantagem. Marcelle apareceu bem na defesa, enquanto Julia Bergmann, Rosamaria e Gabi seguiram imparáveis no ataque. A vitória foi confirmada em 25 a 20, com o Brasil fechando o jogo por 3 sets a 0 e dando aula de voleibol em menos de 1h30min. Julia Bergmann foi a maior pontuadora da partida com 15 pontos, seguida pela capitã Gabi, com 11.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Ayrton Lucas, do Flamengo, sofre corte profundo na canela e passará por cirurgia