A Apple disponibilizou, na última segunda-feira (15), a nova atualização do sistema do iPhone: o iOS 26. Os smartphones lançados a partir de 2019, como o iPhone 11 até o lançamento mais recente da marca, o iPhone 17, receberam a novidade às 14h — horário de Brasília.
A recomendação é realizar a instalação conectado a uma rede WI-FI e com 50% ou mais de bateria. Caso a notificação não tenha aparecido para você, basta ir manualmente em “Configurações” > “Geral” > “Atualização de Software”.

O que mudou?
O sistema operacional mudou bastante, agora possui efeitos mais dinâmicos e uma interface nova, apelidada de Liquid Glass. Esse efeito usa transparência nos ícones na Tela de Bloqueio, Tela Principal, na Central de Controle e nas notificações. Assim, ela se adapta facilmente a temas claros ou escuros escolhidos pelo usuário.
A ideia foi se aproximar do design do visionOS, sistema operacional do Vision Pro, óculos de Realidade Virtual da Apple. Nota-se que a intensidade dos efeitos está mais suave, com texturas e profundidades bem diferentes.

Inteligência Artificial
A Apple resolveu usar mais da automatização inserindo o Visual Intelligence. O novo recurso verifica o que está aberto na tela naquele momento e consegue interagir com o conteúdo, seja para identificar produtos, responder perguntas, entre outras funcionalidades.
Usando o GPT-5 da OpenAI, a criação de imagens com o Image Playground foi melhorada e até a Siri, famosa assistente virtual, está respondendo de maneira mais natural e complexa. Principalmente em conversas que utilizam de vários idiomas, ao ser integrado a tradução em tempo real nas Mensagens, Facetime e Telefone — ao usar o AirPods, as palavras são automaticamente traduzidas e faladas com entonação natural.

Pequenas mudanças
A empresa fez algumas mudanças bem sutis, mas que valem a pena serem citadas. Teve a adoção de um novo assistente do Apple Watch, o Workout Buddy, que analisa dados de saúde e envia mensagens para incentivar as pessoas. Além disso, a Apple Music disponibiliza tradução, pronúncia de letras e sistema de mixagem automática para reproduzir as faixas continuamente.
Por fim, acabaram as dores de cabeça ao fazer chamadas de atendimento ao cliente. Basta usar o Hold Assist para o iPhone aguardar na linha por você, quando uma pessoa atender, o celular te avisa com alerta sonoro e visual.

Por Pietra Gomes | Revisão: Lais Queiroz
LEIA TAMBÉM: Apple lança iPhone 17, confira as novidades!