Diante de mais de 44.500 torcedores na Neo Química Arena, o Corinthians amargou um empate sem gols contra o Vitória na noite de domingo (1º). Quem acompanhou o duelo, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, assistiu ao mau desempenho do clube alvinegro, que pouco ofereceu riscos ao Leão. Por sua vez, o time baiano saiu do Z-4 com o ponto conquistado fora de casa e respira aliviado até a próxima rodada.
A expectativa era para uma vitória alvinegra, uma vez que o Corinthians jogava contra um adversário que luta contra o rebaixamento nacional. Além disso, os três pontos aproximariam o clube do G-6 na tabela do Brasileirão e afastariam o sentimento amargo, após a eliminação na Sul-Americana no jogo anterior.
No entanto, mesmo com o trio de ataque formado por Memphis, Talles Magno e Héctor Hernandes na titularidade, a equipe de Dorival Jr. criou poucas chances ofensivas. A pressão corintiana não surtiu efeito e parou nos erros de finalização e na boa atuação do goleiro Lucas Arcanjo, um dos destaques da noite, em Itaquera.
Se, por um lado, na primeira etapa, o Timão manteve postura dominante nas ações ofensivas, no segundo tempo, a falta de criatividade foi tão grande que o único perigo ao gol adversário veio de uma bola na trave, após chute de Rodrigo Garro.
A repercussão do tropeço
Em coletiva depois do jogo, o técnico corintiano reforçou que, apesar do empate, o Corinthians demonstrou boa atuação no confronto.
“De uma maneira geral, ao longo da partida, nós tivemos boas situações, criando com movimentos algumas possibilidades interessantes de envolvimento da equipe do Vitória, de criação ao mesmo tempo e com possibilidades de definição”, disse Dorival.
A visão de jogo do treinador diverge da Fiel torcida. Após o apito final, o elenco alvinegro sentiu, mais uma vez, o peso de vestir a camisa do clube paulista. Ao se despedirem da torcida, os jogadores deixaram o gramado sob fortes vaias e gritos de protesto como “Não é mole não, tem que ser homem para jogar no Coringão” e “(…) que saudade, quando o Corinthians jogava com vontade”.
A manifestação da Fiel também tomou as redes sociais. Entre as principais críticas, está a formação tática do time com três volantes, além de pegar no pé do atacante Talles Magno, que desperdiçou lances reais de gols e atingiu a sequência de 22 jogos sem balançar as redes.
As incertezas dentro e fora de campo
A torcida segue com incertezas sobre o trabalho de Dorival Jr no Timão. Desde a chegada do técnico ao Parque São Jorge, o Corinthians acumula cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Na última semana, o time foi eliminado da competição Sul-Americana e, agora, disputa apenas o Brasileirão até o fim da temporada.
Além disso, outra preocupação são os desfalques no time. O atacante Yuri Alberto, o meia André Carrillo e o zagueiro Gustavo Henrique se recuperam de lesões. Ainda, o volante Raniele deixou o campo no 1º tempo contra o Vitória e deve passar por análises clínicas do Departamento Médico. Por fim, Rodrigo Garro voltou ao time após recuperação e deve seguir à disposição para os próximos jogos.
Contudo, com o resultado, a equipe paulista ocupa a 11ª colocação, com 15 pontos ganhos. Na sequência, o Corinthians terá 11 dias de preparação durante o período Data Fifa. Em seguida, o próximo compromisso acontece em 12 de junho, às 20h (horário de Brasília), diante do Grêmio, partida a ser disputada em Porto Alegre, válida pela 12ª rodada do Brasileirão.
LEIA TAMBÉM: Brasil conhece seus adversários na Copa do Mundo sub-20 de 2025
Por: Aliny Bueno | Revisão: Thaisi Carvalho