A equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que ele seja hospitalizado nesta quarta-feira (24) para a realização de cirurgia de retirada de hérnia, prevista para quinta-feira (25), no hospital DF Star,em Brasília (DF).
“A fim de que cirurgia indicada pela equipe médica e confirmada pela perícia realizada pela Polícia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico, requer-se que o Peticionário seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhã, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessários e preparatórios ao procedimento cirúrgico”, escreveram os advogados.
A cirurgia é para a correção de duas hérnias inguinais. No dia 24, ele passa por preparativos para o procedimento cirúrgico, que está marcado para 25 de dezembro. A defesa também solicitou que Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal e que os filhos Flávio e Carlos atuem como acompanhantes secundários. A autorização depende de decisão de Moraes.
A perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente tem um problema que afeta os dois lados da região da virilha – e precisa passar por cirurgia. De acordo com o parecer médico, o procedimento é classificado como eletivo, o que indica ausência de urgência imediata. Ainda assim, os especialistas avaliam que a cirurgia deve ocorrer no menor intervalo de tempo viável, conforme recomendação técnica.
A liberação para a realização da cirurgia foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última quinta-feira (19), quando ele também rejeitou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente. Apesar disso, até então não havia sido protocolada formalmente a solicitação para o agendamento do procedimento, o que só aconteceu nesta terça-feira(23).
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Moraes autoriza Bolsonaro a receber dieta especial na cadeia



