O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é um dos principais alvos da nona fase da operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (13). A investigação apura a existência de uma organização criminosa envolvida em desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
A ação foi autorizada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Segundo a PF, a apuração aponta que o parlamentar teria participado ativamente do esquema criminoso.
Os mandados são cumpridos no Distrito Federal e na Bahia. Um deles ocorreu no apartamento funcional do deputado, em Brasília. A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal.
De acordo com a Polícia Federal, o bloqueio dos valores tem como objetivo interromper a movimentação de recursos de origem ilícita e preservar ativos para uma eventual reparação aos cofres públicos.
Histórico da operação
A operação Overclean teve sua última fase deflagrada em outubro do ano passado, quando foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e realizado o sequestro de valores obtidos de forma ilícita em quatro estados. Na ocasião, foram alvos o secretário nacional do Podemos, Luiz França, além de ex-secretários de Educação e Planejamento do Tocantins.
Em fases anteriores, a força-tarefa também cumpriu mandados contra prefeitos da Bahia, um assessor parlamentar e o próprio Félix Mendonça Jr.. Em outra etapa, foi alvo o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, apontado pela PF como um dos líderes do esquema, com forte influência política e atuação em contratos de limpeza urbana em diversos municípios.
Crimes investigados
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
A reportagem do MD News procurou o deputado Félix Mendonça Jr. e sua assessoria. Até o momento, não houve manifestação. O espaço segue aberto para o posicionamento do parlamentar.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Deputado Júnior Mano é alvo da PF por suspeita de fraudes com verba parlamentar no Ceará



