Diogo Jota, futebolista português da Seleção Nacional e do Liverpool, morreu aos 28 anos em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3). O avançado viajava com o irmão André Silva, de 25 anos, também jogador de futebol no português Penafiel, que também faleceu, quando o acidente ocorreu na estrada A-52, na província de Zamora.
⚫ Muere el futbolista del Liverpool Diogo Jota en un accidente de tráfico en la provincia de Zamora
— MARCA (@marca) July 3, 2025
😢 El siniestro se produjo en el kilómetro 65 de la A-52, a la altura del término municipal de Palacios de Sanabria. pic.twitter.com/Uz15fMHKoZ
Segundo informações publicadas pelo jornal espanhol A Marca, o acidente aconteceu no quilômetro 65 da A-52, próximo ao município de Palacios de Sanabria. O Lamborghini em que seguiam Diogo Jota e o irmão pegou fogo após o acidente, conforme relataram testemunhas no local. As chamas teriam atingido a vegetação próxima e o Corpo de Bombeiros de Rionegro del Puente esteve no local.
O alerta foi dado por testemunhas ao Centro de Emergências de Castela e Leão, que mobilizou rapidamente os meios de socorro, incluindo a Guardia Civil de Tráfico, equipes médicas e bombeiros.
Infelizmente os dois irmãos foram encontrados mortos no interior do carro, totalmente carbonizados, e a identificação só foi possível, segundo as autoridades espanholas, através da placa do veículo, posteriormente confirmada por testes de ADN, dada a gravidade do acidente.
Nessa quinta-feira (3), a Guardia Civil espanhola divulgou as primeiras conclusões sobre o a tragédia, que ocorreu pela meia-noite na zona de Cernadilla (hora local), na província de Zamora. Segundo nota oficial, a causa provável do despiste terá sido o rebentamento de um pneu durante uma manobra de ultrapassagem, o que levou à perda de controlo do veículo de alta cilindrada.
🚨 Dos jóvenes fallecen en un accidente en la A-52 (Palacios de Sanabria).
— Diputación Provincial de Zamora (@DiputacionZA) July 3, 2025
🚒 Interviene el Parque de Bomberos de Rionegro del Puente (Zona Norte del Consorcio de la @DiputacionZA)
🔥 El vehículo se incendió y las llamas se propagaron a la vegetación.
🖤 Tenían 28 y 26 años. DEP. pic.twitter.com/tqEhIS6iiY
Diogo Jota havia se casado com Rute Cardoso no sábado, dia 22 de junho, há pouco mais de uma semana. O casal tem três filhos.
Reações oficiais
O primeiro-ministro de Portugal, em nota, refere que Diogo Jota era “um atleta que muito honrou o nome de Portugal” e que “É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional.”.
O Presidente da República de Portugal também falou aos jornalistas, referindo:
“O Presidente da República lamenta profundamente a morte trágica e prematura do jogador de futebol Diogo Jota e do seu irmão, André Silva. Diogo Jota, que representou ao mais alto nível o futebol português, onde iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira e o Futebol Clube do Porto. Em Inglaterra, esteve ao serviço do Wolverhampton e, atualmente, no Liverpool onde se destacou internacionalmente.Pela Seleção Nacional de Futebol, também demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível.O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas de profissão, por uma perda que a todos os portugueses consternou.”
A Federação Portuguesa de Futebol escreve que “estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva” e que “Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Diogo Jota era uma pessoa extraordinária, respeitada por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.”
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2025
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo… pic.twitter.com/EN901fH6FG
Cristiano Ronaldo também prestou a sua homenagem através das suas redes sociais, o craque diz “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado.” e que “Vamos todos sentir a vossa falta.”
A inesperada notícia da morte do jogador está levando os adeptos do Liverpool a prestar uma homenagem junto ao estádio do clube inglês Liverpool, com flores e mensagens como um tributo ao internacional português que esteve cinco épocas ao serviço do time.
Tributes for Diogo Jota at Anfield Stadium pic.twitter.com/WvQQ3zaZFt
— Liverpool Echo (@LivEchonews) July 3, 2025
O inglês Liverpool diz, através das redes sociais, estar “devastado”, pedindo “que a privacidade da família, amigos, colegas de equipa e funcionários do time de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável”.
Liverpool Football Club are devastated by the tragic passing of Diogo Jota.
— Liverpool FC (@LFC) July 3, 2025
Por: Eduardo Carvalho | Revisão: Redação
VEJA TAMBÉM: Com dois gols de Guirassy, Borussia Dortmund elimina Monterrey pela Copa do Mundo de Clubes