O “tarifaço de Trump” desvalorizou o dólar em relação ao real e a outras moedas do mundo. As novas tarifas foram anunciadas na quarta-feira (2). Trump confirmou que irá aplicar 10% de taxação em produtos exportados pelo Brasil, a menor taxa mundial. O presidente americano avaliou que as novas medidas vão fazer os Estados Unidos ricos novamente e fortalecer o mercado interno.
No mesmo dia, a Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Reciprocidade Comercial, autorizando o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil. O texto segue para sanção presidencial.
Ainda nesta quinta-feira (3), as principais bolsas de valores do mundo também reagiram aos anúncios e registraram fortes quedas. A Ibovespa encerrou em leve queda de apenas 0,04%.
O medo de recessão nos Estados Unidos está gerando forte receio nos investidores e o Brasil, possuindo a menor taxa aplicada por Trump, pode se tornar uma boa alternativa comercial com boas oportunidades de negócios.
Foi o pior dia do mercado financeiro desde 2020 e Trump mostrou otimismo: “acho que estamos indo bem.”
Veja as quedas nas principais bolsas do mundo
- Ásia: recuo de quase 3% no Japão.
- Europa: quedas na casa dos 3%.
- EUA: o índice Dow Jones caiu 3,98%, o S&P 500, 4,85%, e o Nasdaq recuou 5,99%.

formado em jornalismo desde 2007. Possui mais de 20 anos de experiência em televisão com passagens por Band, Record e SBT. atualmente é editor-chefe no jornalismo do SBT