A relação da xAI com a Apple esquentou mais ainda! O empresário Elon Musk disse, por meio de publicações no X, que tomará medidas legais imediatas contra a Apple. Para ele, a concorrente manipula o ranking da loja de apps App Store para favorecer aplicativos rivais da IA, especialmente da OpenAI.
Para o bilionário, X e Grok não estão sendo recomendados respeitosamente pela loja online e isso seria uma “violação antitruste inequívoca”, já que os aplicativos são muito acessados pelos usuários. Já a Apple nega favorecimentos e diz que a App Store é justa e livre de vieses. Confira a publicação de Elon Musk:
Apple is behaving in a manner that makes it impossible for any AI company besides OpenAI to reach #1 in the App Store, which is an unequivocal antitrust violation.
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
xAI will take immediate legal action.
Segundo a Apple, as recomendações são geradas por algoritmos e algumas listas criadas por especialistas, que seguem critérios importantes ao realizar esse trabalho. Em sua conta no X, o CEO da OpenAI, Sam Altman, reagiu publicamente à alegação, dizendo que a crítica de Musk contraria as acusações de que o próprio bilionário teria manipulado o algoritmo do X em benefício próprio.
This is a remarkable claim given what I have heard alleged that Elon does to manipulate X to benefit himself and his own companies and harm his competitors and people he doesn't like. https://t.co/HlgzO4c2iC
— Sam Altman (@sama) August 12, 2025
A divergência entre os CEOs não é de agora! Musk já foi sócio da OpenAI entre 2015 e 2018, depois saiu para liderar suas próprias empresas. Ano passado, abriu processo contra Altman alegando fraude e traição.
Por Pietra Gomes | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Musk anuncia partido e ações da Tesla caem