A partir desta segunda-feira (4), consumidores do Sul e Sudeste do Brasil encontram nas farmácias duas novas opções de tratamento para diabetes tipo 2 e obesidade: as canetas injetáveis Lirux® e Olire®, desenvolvidas pela EMS, o maior laboratório farmacêutico nacional, com sede em Hortolândia (SP). O lançamento promete movimentar o mercado, já que chega com preços mais competitivos que os famosos Ozempic® e Mounjaro®.
Disponíveis inicialmente nas redes Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo e Pacheco, as novas canetas terão vendas restritas a pacientes com prescrição médica.
Lirux® é indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, auxiliando no controle da glicemia.
Olire® é voltado para pessoas com obesidade ou sobrepeso, sendo indicado em conjunto com dieta balanceada e prática de atividade física.
Ambos os medicamentos têm aplicação subcutânea diária e contêm liraglutida uma substância que imita o hormônio GLP-1, responsável por estimular a liberação de insulina, reduzir o apetite e retardar o esvaziamento do estômago, ajudando tanto no controle da glicose quanto na perda de peso.
As doses começam em 0,6 mg por dia, podendo ser ajustadas, com acompanhamento médico, até 1,8 mg no caso do Lirux® ou até 3,0 mg para o Olire®.
Segundo a EMS, os valores sugeridos serão mais baixos do que os dos medicamentos de referência e ainda haverá 10% de desconto para quem se cadastrar no programa de benefícios da farmacêutica.
A expectativa é de que 250 mil canetas estejam disponíveis no varejo até o final de 2025, com projeção de meio milhão de unidades distribuídas até agosto de 2026.
Por Diellen Lisboa | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Tabela SUS Paulista impulsiona cirurgias e exames no estado