Um flagrante feito pela TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, mostrou um policial militar cometendo erros de português ao escrever palavras no quadro no primeiro dia de funcionamento do modelo cívico-militar em uma escola estadual de São Paulo.
O caso ocorreu na Escola Estadual Professora Luciana Damas Bezerra, em Caçapava, no Vale do Paraíba, na última segunda-feira (2). As imagens mostram que o agente escreveu “descançar”, em vez de “descansar”, e “continêcia”, no lugar de “continência”.

Durante a gravação, um dos policiais explicava aos estudantes o passo a passo da ordem unida, denominação utilizada para os comandos militares, enquanto outro registrava na lousa o nome dos movimentos, com incorreções ortográficas.
Em determinado momento, uma pessoa próxima à porta da sala chama a atenção do policial para os erros. Inicialmente, o agente corrige apenas a grafia da palavra “descansar”. Em seguida, após nova advertência, ele retorna à lousa e reescreve “continência”, desta vez incluindo a letra “n”.
Ao todo, 100 escolas da rede estadual passaram a adotar o modelo cívico-militar em 2026. No Vale do Paraíba, são 11 unidades. Segundo o governo estadual, cerca de 50 mil estudantes participam do programa em todo o estado.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Projeto na Câmara propõe férias para pais durante recesso escolar dos filhos



