Quer saber onde é mais perigoso estacionar seu carro ou moto? Uma nova ferramenta gratuita da Ituran Brasil usa inteligência artificial e dados atualizados para indicar as áreas com maior risco de roubo e furto de veículos em todo o Brasil.
O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (26) e a ideia é expandi-lo para outros países. No Brasil, a ferramenta levou cerca de um ano e meio para ser criada. A tecnologia funciona como um mapa de calor interativo, que mostra em tempo real os bairros e regiões com mais registros de crimes envolvendo veículos. É possível consultar os dados digitando o CEP da localidade e analisando as ocorrências dos últimos 90 dias.
Como funciona a ferramenta ?
O mapa de risco da Ituran foi desenvolvido com base em dados reais de veículos monitorados pela empresa, em conjunto com estatísticas da Polícia Civil. A ferramenta utiliza algoritmos de IA e análise de big data para cruzar as informações e apontar os pontos mais vulneráveis de forma precisa.
Segundo dados divulgados pela própria empresa, em parceria com a Folha de S.Paulo, o Brasil registrou 53.742 casos de furtos e roubos de veículos em 2024, uma queda de 17% em relação ao ano anterior. No estado de São Paulo, foram mais de 34 mil ocorrências.
Além do mapa interativo, a Ituran também oferece um dispositivo inteligente de segurança veicular. Com ele, o motorista recebe alertas no celular ao estacionar em áreas de risco. A tecnologia permite ainda desligar a ignição do carro à distância, ajudando a evitar furtos e facilitando a recuperação do veículo em caso de roubo.
Você pode acessar o Mapa de Risco da Ituran gratuitamente pelos links abaixo:
https://www.ituran.com.br/mapa-de-risco
Aplicativo: Ituran Digital BR (disponível para Android e iOS)
Por Ana Beatriz Silva | Revisão: Redação

Márcia Dantas é jornalista, paraense, mãe do Gabriel, esposa do Rafael, e apaixonada pelo movimento e tudo que pulsa forte, pelo colorido. Gosta de abrir espaços para sempre caber mais um. Idealizadora do MDnews, com a missão de informar para transformar.